Em nota enviada ao Jornal MidiamaxReportagem mostrou que alguns itens que estavam expostos teriam sumido quando foram retirados do prédio

Conforme apurado pelo Jornal Midiamax, sobre os veteranos de guerra que lutaram na 2ª Guerra Mundial, somente uma réplica do uniforme usado pelos militares e informações em um painel sobre o combate está exposto no local, onde funcionou o quartel da 9ª RM (Região Militar), instalado em 1922.

Uma parceria foi firmada em 2016 entre a diretoria regional do Sesc/MS (Serviço Social do Comércio) e o CMO da 9ª RM para revitalização do prédio e sua transformação em espaço cultural. Com isso, grande parte do acervo dos pracinhas foi retirada do prédio.

Sumiço

Após a revitalização, o site especializado cruzou imagens de objetos que haviam sido fotografados em 2015 quando eles ainda estavam no espaço Mello e Cáceres com uma lista obtida pela reportagem com os itens que foram para o batalhão em Aquidauana.

Mais de 65 itens fotografados não estavam na lista de materiais, como medalhas, uniformes, kit médico, jornais da época, placas, distintivos e etc. — muitos desses objetos são considerados raros. Não há informações sobre o paradeiro dos objetos.