O (Instituto Nacional de ) emitiu alertas para chuvas intensas em todos os municípios de Mato Grosso do Sul. O risco é maior em 49 deles, onde as precipitações podem acumular até 100 milímetros e os ventos podem chegar a 100 km/h.

O alerta de perigo é de nível 3 em uma escala que vai de 1 a 4. O aviso engloba cidades das regiões Sul, Sudoeste, Pantanal, Centro, Norte e Leste do Estado.

Nestas localidades, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O alerta vigora até a manhã desta terça-feira (16) de .

Os municípios sob perigo são: Campo Grande, Água Clara, Alcinópolis, Anastácio, Angélica, Antônio João, Aquidauana, Bandeirantes, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Camapuã, Caracol, , Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Figueirão, Guia Lopes da Laguna, Itaporã, Jaraguari, Jardim, , Maracaju, Miranda, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Ponta Porã, , Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, Sidrolândia, Sonora, São Gabriel do Oeste, Terenos e Três Lagoas.

Em caso de rajadas de vento, o Inmet recomenda evitar abrigo sob árvores, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, o instituto sugere desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia da casa, se possível.

Problemas causados pelo mau tempo podem ser relatados ao Corpo de Bombeiros (telefone 193) e à Defesa Civil (199).

Chuvas também devem atingir municípios dos extremos Sul e Leste

Os demais municípios do Estado estão sob aviso de perigo potencial para chuvas intensas. O alerta é de nível 2 e vigora até a manhã de amanhã. Na região, o Inmet espera chuvas de até 50 milímetros, além de ventos com até 60 km/h.