Em nota, CCZ lembra que tratamento de leishmaniose é responsabilidade de tutores
Após o protesto promovido por 9 ONGs (Organizações Não Governamentais) em frente à Prefeitura Municipal contra a eutanásia de cachorros com leishmaniose, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) emitiu nota lembrando que o tratamento dos animais com a doença é de responsabilidade dos tutores. Conforme nota encaminhada ao Jornal Midiamax, a Sesau (Secretaria Municipal […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Após o protesto promovido por 9 ONGs (Organizações Não Governamentais) em frente à Prefeitura Municipal contra a eutanásia de cachorros com leishmaniose, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) emitiu nota lembrando que o tratamento dos animais com a doença é de responsabilidade dos tutores.
Conforme nota encaminhada ao Jornal Midiamax, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) pontua que não existe a realização de procedimentos de eutanásia de forma indiscriminada em cães no município. Além disso, pontuou que o tratamento da doença não é orientado pelo Ministério da Saúde e, por tanto, não realiza.
“O mesmo pode ser providenciado pela pessoa responsável pelo animal, sendo necessário o acompanhamento de um médico veterinário em razão das possíveis complicações que possa apresentar. Por ser considerada uma área endêmica para a doença, há muitos anos as medidas e ações de prevenção são realizadas sistematicamente em nosso município, tanto na área urbana quanto na área rural”, pontuou.
A Sesau esclarece também que nos últimos quatro anos triplicou a quantidade de procedimentos de castrações em Campo Grande, saltando 200% nos processos, passando de 200 para 600 castrações em felinos por mês, a partir da estruturação de um novo centro cirúrgico.
“A previsão é de que até o próximo mês entre em operação o serviço do Castramóvel que irá atender áreas em situação de vulnerabilidade com a castração de cães. Além disso, nos últimos Campo Grande avançou também na construção das políticas públicas voltadas a saúde e bem estar animal, com a instituição do conselho e da subsecretaria de bem estar animal”, finalizou em nota.
Notícias mais lidas agora
- Midiamax entrega ao MP vídeo de David que implica Beto Pereira em corrupção no Detran-MS
- Beto Pereira tem derrota dupla na Justiça Eleitoral ao tentar impedir adversários de citar ‘ficha suja’
- Beto Pereira colocou prima como diretora para facilitar corrupção no Detran-MS, revela David
- Despachante propõe delação ao MP e aponta Beto Pereira como chefe da corrupção no Detran-MS
Últimas Notícias
Para combater assédio eleitoral, MPT-MS terá plantão de durante as Eleições 2024; confira locais
Plantão ocorrerá no sábado e domingo, das 8h às 17h
Ex-goleiro Bruno acumula dívida milionária de pensão ao filho; saiba quanto
Ex-goleiro Bruno deve milhões por pensão atrasada ao filho, Bruninho Samúdio; saiba detalhes da situação financeira do ex-atleta
Vai correr no Circuito da Caixa? Em Campo Grande, a corrida teve a data alterada
Conforme comunicado da organização, a alteração se tornou necessária em função de ajustes técnicos estruturais
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.