Mato Grosso do Sul atingiu esta semana a marca de 80% da população adulta vacinada com ao menos 1 dose da vacina contra covid. Dos 79 municípios do Estado, 35 — que representa 44% — já aplicam doses em pessoas com 18 anos. Dessa forma, o Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde de MS) busca acelerar o início da imunização de adolescentes a partir de 12 anos. O Conselho já havia previsto que o início da vacinação desse público deveria começar entre agosto e setembro.

Conforme levantamento realizado pelo Conselho, das 79 cidades de MS, 35 estão vacinando pessoas com 18 anos, o que corresponde a 44% do total, 25 cidades estão imunizando pessoas de 19 a 28 anos (33%), e 19 municípios estão na faixa etária de 30 a 38 anos (23%).  

Assim, o presidente do Cosems, Rogério Leite, disse que já há um planejamento para iniciar a vacinação desse público que está na faixa etária entre 12 e 17 anos. “Nas próximas remessas, junto a Governo do Estado, vamos buscar um nivelamento por faixa etária, para que todos avancem de maneira mais igualitária, para podermos começar a imunização em adolescentes sem comorbidades”, declarou.

De acordo com levantamento do Cosems, 37 cidades já finalizaram a vacinação em adolescentes com comorbidades, que entraram como grupo prioritário. “Estamos planejando as ações para que, juntos, possamos começar a vacinar os adolescentes com mais de 12 anos sem comorbidades”, pontuou Leite.

Conforme o vacinômetro, 2.387.349 doses já foram aplicadas em MS, e 33,71% da população do MS estão com o esquema vacinal completo.

Vacinação de adolescentes

O Ministério da Saúde autorizou, nesta quarta-feira (28), que esse grupo possa receber as doses assim que toda a população de 18 anos ou mais tiver recebido ao menos uma dose do imunizante.