Até esta quinta-feira (4), 19 cidades de aderiram ao Consórcio da FNP (Frente Nacional de Prefeitos). O grupo irá realizar compras de vacinas contra Covid-19 direto com os fabricantes do imunizante. De acordo com a Frente, isto deve agilizar a vacinação nas cidades.

Em lista divulgada pela FNP, 19 municípios de MS aparecem como interessados em realizar comprar de maneira direta. Assim, são eles: , , Três Lagoas, Sidrolândia, Maracaju, Jardim, Paranaíba, Parecida do Taboado, Ribas do Rio Pardo, Nova Alvorada do Sul. Água Clara, Camapuã, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Vicentina, Corguinho, , Jateí e Figueirão.

De acordo com o presidente da FNP, Jonas Donizette, o Consórcio é uma possibilidade para os gestores municipais adquirirem vacinas de forma independente. Então, os municípios não precisariam mais esperar apenas as doses enviadas pelo Governo Federal e distribuídas pelas Secretárias Estaduais de Saúde.

Além disto, o presidente explica que o Consórcio ter sido criado para intermédio entre as prefeituras e as fabricantes. Apesar disto, não haverá nenhuma rejeição de participação do Governo Federal nas compras. Assim, a FNP disse que a lista final de municípios será divulgada às 12h da sexta-feira (5).

Contrário ao Consórcio

Contrário dos municípios que aderiram, o de Nioaque e presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Valdir Júnior disse que o garantirá a vacinação necessária. Além disto, ao Jornal Midiamax ele afirmou que “não tem essa possibilidade de os municípios fazer compras [de vacinas contra Covid-19] no momento”.

Em nota oficial, a Assomasul se posicionou contra o Consórcio. De acordo com a Associação, não filiada à FNP, “a compra e a distribuição de todas as vacinas devem ser feitas pela União”. A publicação afirma que a centralização das vacinas no Governo Federal é uma forma de garantir “igualdade entre todos os brasileiros”.