Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em Corumbá, 37 guardas municipais recebem documento para o porte de arma de fogo

Mais cinco agentes de segurança estão com os documentos em fase de análise
Arquivo -
Cerimônia de entrega
Cerimônia de entrega

Ao todo, 37 agentes da GCM (Guarda Civil Municipal) de Corumbá receberam o novo DIF (Documento de Identidade Funcional) com direito ao porte de arma de fogo, na manhã desta sexta-feira (08).

O novo DIF segue diretrizes do Acordo de Cooperação Técnica firmado com a Superintendência da Polícia Federal de Mato Grossos do Sul. Os 37 agentes da GCM estão habilitados a portar arma de fogo – de propriedade da Guarda Civil Municipal de Corumbá ou de sua propriedade particular – devidamente acompanhados do respectivo certificado de registro nos limites do Estado de Mato Grosso do Sul, mesmo fora de serviço.

Estão em análise documental mais cinco guardas civis municipais que, ainda este ano, podem receber habilitação para o porte de arma de fogo conforme Acordo de Cooperação Técnica e demais normas regulares. Com isso, a primeira turma de formação e habilitação ao porte de arma de fogo da Guarda Civil Municipal Corumbá poderá chegar a 42 agentes, ou seja, 21% do efetivo total, que atualmente está em 200 integrantes.

Representando os guardas civis que receberam o novo Documento de Identidade Funcional (DIF) com direito ao porte de arma de fogo, Roberta Gonçalves Escobar, destacou a importância do momento para os agentes da Guarda. “É um marco para a Guarda Civil de Corumbá. Agradeço ao prefeito por acreditar na nossa corporação e a todos que acreditaram no nosso trabalho. Agradeço também ao empenho de todos para chegarmos a esse momento. O porte de armas vai nos trazer mais segurança e levar mais segurança para a nossa sociedade”, disse.

Novos investimentos

O chefe do Executivo Municipal, Marcelo Iunes, enfatizou que o porte de armas pela faz parte de um amplo projeto de segurança pública para todo o município.

“Acredito que o armamento da Guarda Municipal é uma segurança para os guardas municipais e para nossa população. Vamos continuar investindo. Já fizemos o Estatuto da Guarda, criamos o Plano de Cargos e Carreiras e, no ano que vem, vamos criar o cargo de Agente Patrimonial que vai trabalhar tomando conta das escolas, das creches, dos postos de saúde, dos CRAS, enfim, do patrimônio do Município. Dando, assim, oportunidade para que nossa Guarda Municipal faça um serviço mais ostensivo nas portas das escolas, nas praças da cidade, para o ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) dar melhor suporte para Polícia Militar. Queremos criar a Guarda Municipal Ambiental, ter a Guarda também para tomar conta da Orla Portuária. Dando estrutura e, hoje armada, eu tenho certeza que vai dar mais segurança a nossa população”, ressaltou o prefeito de Corumbá.

Marcelo Iunes antecipou que a Prefeitura trabalha na ampliação do serviço de vídeo monitoramento da cidade. “Estive esta manhã em uma reunião com o Exército sobre investimentos na região do e Prefeitura vai poder fazer convênios na questão da Segurança. Vamos fazer esse convênio para dar suporte maior à Guarda Municipal com um melhor sistema de monitoramento. Com certeza, isso vai nos ajudar bastante a dar maior segurança para a nossa população”, completou o prefeito.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Celebração de Corpus Christi homenageia padre indiano que evangelizou por 36 anos em Campo Grande

VÍDEO: Conheça o porco que produz carne vermelha similar à de boi

Dom Dimas destaca Eucaristia como pão da vida e da esperança em homilia marcante no Corpus Christi

35 mil fiéis celebram Corpus Christi com fé e emoção em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

Ex-gerente do Detran-MS que ‘sumiu’ estava preso por caso de violência contra criança

VÍDEO: ‘Fim do pesadelo’, diz secretário de MS em viagem de volta ao Brasil

35 mil fiéis celebram Corpus Christi com fé e emoção em Campo Grande

Com aeronave, bombeiros resgatam idoso com problemas respiratórios no Pantanal

Últimas Notícias

Esportes

Botafogo se entrega, vence o PSG no Mundial e coloca futebol sul-americano acima do europeu

Um time sul-americano não vencia uma equipe europeia em competições oficiais desde 2012

Cotidiano

Durante Corpus Christi, padre destaca criação da Pastoral das Favelas em Campo Grande

Pastoral de Favelas surgiu durante processo de redemocratização do Brasil

Esportes

Atlético de Madrid vence Seattle Sounders e vai decidir vaga no Mundial com o Botafogo

O resultado mantém o time espanhol vivo na briga por uma vaga

Trânsito

Motorista morto e passageira que ficou em estado grave na BR-463 são de Fortaleza

Mulher está internada em estado grave