Campo Grande já vacinou por completo 18,68% da população total do município. A cidade possui 169.279 pessoas imunizadas com duas doses até esta quarta-feira (30).

Apenas nesta quarta-feira (30), 2.753 pessoas tomaram o reforço da vacina na Capital. Isto porque o município aplicou apenas segundas doses hoje, enquanto espera novas unidades para primeira aplicação.

Conforme o Vacinômetro da cidade, 375.600 pessoas foram vacinadas com a primeira dose. Elas representam 41,45% dos moradores da Capital.

Na cidade também são aplicadas vacinas da Janssen, imunizante de apenas uma dose. Até o momento, 5.314 pessoas foram imunizadas com a aplicação. Elas representam 0,59% da população da Capital. O sistema foi atualizado pela (Secretaria de Estado de Saúde) às 16h42.

Fujões da 2ª dose

Estudos comprovam que duas aplicações são necessárias para garantir a eficácia e proteger o indíviduo contra a covid. Ou seja, se foi aplicada a primeira dose, a segunda deve ser tomada para garantir o efeito da vacina. Porém, em Campo Grande, 5.073 pessoas não voltaram no prazo estabelecido para completar o ciclo vacinal.

Conforme a Sesau, o levantamento leva em consideração o mês que a pessoa deveria ter tomado a 2ª dose. Por exemplo, quem tomou a em fevereiro deveria receber a D2 em março, pois a janela é de 28 dias. Já quem foi vacinado na 1ª dose com a AstraZeneca, o prazo para receber a dose 2 é maior.

O cálculo foi feito sem levar em consideração as pessoas que deveriam ter tomado a dose de reforço no mês de junho.

Um dado que chama a atenção é que 86% das pessoas que não voltaram para receber a 2ª dose foram aqueles que haviam tomado CoronaVac. Ou seja, 4.376 pessoas que receberam a vacina produzida no Instituto não completaram o esquema vacinal. Já outras 694 não compareceram aos pontos de imunização para receber a dose 22 da AstraZeneca, produzida na Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).