Cotidiano

Dourados abre inscrições para capacitação em educação antidrogas

Com certificação aos participantes, curso oferecido pela Prefeitura de Dourados e apoiado pela UFGD acontece até o mês de novembro

Marcos Morandi Publicado em 15/04/2021, às 11h23

Formação será online e já está com inscrições abertas
Formação será online e já está com inscrições abertas - Reprodução/Redes sociais

O Comad (Conselho Municipal Antidrogas), e parceria com o Geped/UFGD (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Drogas da Universidade Federal da Grande Dourados) e o Projeto Tekoha Marane’y oferece a capacitação “Pandemia da Dependência Química”.

De acordo com professor da UFGD, Neimar Machado de Sousa, um dos organizadores da capacitação, o tema segue uma recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde), para que os estados estabeleçam um controle maior sobre a venda de álcool.

Segundo o professor que também acompanha projetos educacionais na Reserva Indígena Federal de Dourados, o evento se faz necessário uma vez que durante a pandemia da covid-19, houve um aumento no consumo de substâncias legais e ilegais.

Serão 60 horas com certificação aos participantes que cumprirem o mínimo de 70% da carga horária e apresentarem o trabalho conclusivo, publicado após o último encontro no mês de novembro. As inscrições já estão abertas, a programação e o contato com a comissão organizadora estão disponíveis no site do evento: https://www.even3.com.br/Comad2021.

“Há uma tendência social em saúde, chamada de coping, uma palavra em inglês que tem associação com a maneira de enfrentarmos os problemas. É a forma como reagimos às situações de estresse, ameaça, ansiedade e desconforto emocional. Algumas pessoas respondem a esses sentimentos negativos recorrendo ao uso de drogas, justamente o que temos observado durante a pandemia”, explica o docente.

Jornal Midiamax