Dois municípios de já estão vacinando a população adulta no geral contra covid. O Ministério da Saúde autorizou a imunização desse público a partir do dia 28 de maio.

Assim, já no dia 6 de junho, Jaraguari, a 48 km de Campo Grande, foi o primeiro de MS a estabelecer a imunização para todos acima de 18 anos. O município já aplicou a 1ª dose em 3.302 pessoas, que representa 45,45% dos 7.265 habitantes.

O município que vacinou o maior percentual de sua população até agora foi Japorã – no extremo sul de MS, que aplicou a 1ª dose em 50,91% de seus 9,2 mil habitantes. Por lá, o público adulto que não faz parte de grupos prioritários começaram a ser imunizados na segunda-feira (14). Ou seja, 4.706 pessoas receberam ao menos uma dose da vacina.

Ainda assim, o secretário municipal de saúde, Fabio Emborana, ressalta a importância de se manter as medidas de segurança. “Temos avançado muito nos índices de vacinação, mas pedimos à população que continue se protegendo, pois os riscos de transmissão ainda são grandes, e não podemos correr riscos”.

O prefeito de Japorã, Paulo Cesar Franjotti (PSDB), disse ao Jornal Midiamax  que há expectativa de iniciar as aulas assim que houver a conclusão da imuniuzação do público acima de 18 anos. ‘É grande a expectativa para o retorno das aulas, será um passo importantíssimo. Estamos estudando o retorno, nem que seja setorizado por grupos de alunos, estamos fazendo estudo, junto à SED (Secretaria Estadual de Educação) para encontrar uma solução para o recomeço das aulas', explicou.

Conforme os dados do ‘vacinômetro' da SES (Secretaria Estadual de Saúde), MS já aplicou a 1ª dose da vacina contra covid em 1,02 milhão de pessoas, que representam 36,34% da população geral do Estado. Dessas, 390,4 mil já receberam a 2ª dose e após 15 dias são consideradas imunizadas.