Dois adolescentes de 17 anos foram vacinados contra o coronavírus de forma irregular em , a 435 quilômetros de . Os dois constavam na lista de funcionários de uma enviada ao município.

Os adolescentes teriam sido colocados em uma lista de funcionários da farmácia para ‘burlar' a fiscalização e serem vacinados. Conforme o gestor do de Cassilândia, José Lourenço Marin, a prefeitura entendeu não haver culpa das vacinadoras, que apenas aplicaram as doses em quem constava na lista.

“Conforme o Plano Nacional de Operacionalização da ção contra a Covid-19, a recomendação nesse caso é não aplicar a 2ª dose, orientação que seguimos”, explicou em relação aos adolescentes.

Assim, o caso foi repassado ao MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), que irá conduzir as investigações para apurar a responsabilidade do erro.

Contra indicação

A vacina contra covid aplicada no Brasil são contraindicadas a menores de idades e gestantes, pois não foram testadas nesses grupos.

Então, as vacinas foram testadas em adultos, não em crianças, o que é uma prática para toda vacina nova. A eficácia é feita separadamente em grupos etários, pois  a resposta imunológica não é a mesma.