‘Discussão precoce’: Uso de máscaras continua até alcançar 90% de imunizados em MS

Secretário de Saúde reforçou que é preciso avançar também com a 3ª dose e pede vacinação de crianças

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
MS tem uma média móvel de 122
MS tem uma média móvel de 122

Mato Grosso do Sul avançou muito na campanha de imunização nos últimos meses e é um dos estados que mais vacinou a população. Mesmo assim, a campanha continua com a meta de imunizar 90% dos moradores, com duas doses ou a vacina de dose única. Até lá, ainda não há previsão de abandonar o uso de máscaras no Estado. 

O secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, explica que a discussão sobre o fim do uso das máscaras ainda é muito precoce. “Só vai ser construída uma saída após termos 90% da população imunizada. Aí vai ser discutido pelo Prosseguir, que reúne todas as secretarias”, afirma. 

Resende reforça que Mato Grosso do Sul ainda precisa avançar na campanha de imunização dos adolescentes e também na aplicação da 3ª dose nos idosos e profissionais da saúde. “Alguns estados apontaram a flexibilização [do uso de máscaras], mas alguns já estão voltando atrás”, diz. 

O titular da SES (Secretaria de Estado de Saúde) relembra que MS teve uma mudança radical no cenário da pandemia. Em junho, a média móvel de casos e mortes era alta, enquanto que nesta semana o Estado conseguiu ficar cinco dias sem registrar novos óbitos por covid. “Diante das conquistas que tivemos, não podemos correr o risco de perdê-las”. 

E as crianças, quando vacinam? 

Por enquanto, a aplicação da vacina foi autorizada somente na população a partir de 12 anos em Mato Grosso do Sul. No ano que vem, a Prefeitura de Campo Grande prevê aulas 100% presenciais na rede municipal e os pais já se preocupam. 

Para vacinar as crianças, o que falta é a sinalização do Ministério da Saúde. “Estamos cobrando, nós acreditamos que já é preciso apontar para a população como vai ser feito”, disse Resende. 

Conteúdos relacionados