O Dia do Nordestino



Herança na cultura

O povo nordestino é conhecido por ser praticamente um país dentro do Brasil, com suas próprias tradições e características singulares. Muitas dessas heranças enraizaram e fazem parte da cultura sul-mato-grossense.

Você fala ou já ouviu pessoas por aqui dizendo que alguém é ‘avuado’ por ser muito distraído ou que está querendo saber que ‘bafafá’ é esse ao se referir à confusão ou tumulto? Tal lugar fica no ‘-prego’, aquele sujeito é um ‘enxerido’ ou ‘nó cego’ também são termos usados por aqui trazidos do .

Na culinária, os nordestinos também fizeram bonito e pratos típicos da região ainda são muito apreciados em MS como carne de bode, carne de sol, muguzá, rabada, buchada de bode e a famosa tapioca.


Buchada de bode também é apreciada em terras sul-mato-grossenses

A música foi muito bem aceita e a seleção de forró não pode faltar em um bom baile sul-mato-grossense. Outra coisa boa que o sul-mato-grossense ama e vem do nordeste é a tradicional festa caipira de São João. Em Corumbá, a festa se tornou patrimônio imaterial e recebeu influências nordestinas como as famosas procissões.