Pular para o conteúdo
Cotidiano

Dia do Fisioterapeuta: confira locais de atendimento gratuito em Campo Grande

Instituições de ensino atendem gratuitamente a população da Capital
Arquivo -
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Nesta quarta-feira (13), é celebrado o Dia do Fisioterapeuta, profissional tão importante na recuperação e acompanhamento de pacientes com traumas e prevenção de lesões físicas. Com a pandemia de Covid-19, a atuação desses profissionais ganhou ainda mais destaque na recuperação das atividades pulmonares. conta com serviços gratuitos de fisioterapia, inclusive para aqueles que possuem sequelas da Covid-19. Confira alguns deles:

UCDB

A ( Católica Dom Bosco) realiza, por meio da Clínica-Escola, atendimentos gratuitos a adultos e crianças que apresentam distúrbios ortopédicos ou neurológicos. Os atendimentos são feitos por acadêmicos do último ano de Fisioterapia, sob a supervisão de professores. No local, são oferecidas fisioterapias traumato-ortopédica e neurofuncional.

A fisioterapia traumato-ortopédica trabalha na reabilitação de pós-fraturas, entorses, luxações, tendinites, traumas ou contusões musculares, amputações, distúrbios mecânicos da coluna vertebral, pós-cirurgias, dentre outras.

Já a fisioterapia neurofuncional atua em alterações neuromotoras, como paralisia cerebral, AVC (Acidente Vascular Cerebral), traumatismo crânio encefálico, lesão medular, síndromes e doenças degenerativas e atraso no desenvolvimento neuropsicomotor.

Para pacientes que estão em processo de recuperação da Covid-19, a Clínica-Escola também oferece atendimento de fisioterapia respiratória e muscular.

Como procurar atendimento: as consultas devem ser agendadas pelo telefone (67) 3312-3638, sendo que os atendimentos são realizados das 7h30 às 11h, de segunda a quinta-feira.

Atendimento para pacientes em recuperação pós-Covid-19 também é gratuito. Foto: Divulgação/UCDB

 

Anhanguera-Uniderp

A faculdade Anhanguera também oferece o atendimento sem cobrar nada, realizado por estudantes com a supervisão de professores. A coordenadora do ambulatório e professora de fisioterapia da Uniderp, Ana Carolina Demarchi, destaca que o atendimento é individualizado. “Por meio de procedimentos específicos e individualizados, o tratamento busca devolver ao paciente o status funcional mais próximo do que ele tinha antes da doença ou da internação prolongada. Todo o tratamento é monitorado, dando segurança ao paciente e permitindo um acompanhando da sua evolução, para que haja uma melhora das principais queixas que os pacientes apresentam”, afirma.

Para receber o atendimento gratuito é necessário apresentar o encaminhamento médico do SUS (Sistema Único de Saúde). Então, será marcada uma avaliação para posteriormente o paciente iniciar as sessões.

A instituição explica que caso não haja vagas disponíveis, em razão da redução de pacientes por conta das regras de segurança durante o período de isolamento social da pandemia, será disponibilizada uma lista de espera.

Como procurar atendimento: o agendamento pode ser feito por telefone no (67) 3345-6155 ou diretamente no Centro Universitário Anhanguera Campo Grande, que fica na Av. Gury Marques, nº 3203, local onde também é realizado o atendimento.

O paciente deverá apresentar carteira do SUS, encaminhamento médico e documento pessoal como foto. O horário de atendimento é das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira.

Prefeitura Municipal

A Prefeitura Municipal auxilia pacientes em tratamento que precisem de reabilitação, como por exemplo, vítimas de fratura. Nesse caso, é preciso aguardar a regulação de vagas para ser atendido. Além disso, também há profissionais fisioterapeutas que acompanham o paciente dentro da unidade de saúde, quando possível, sem a necessidade de regulação.

Crianças também são atendidas nas instituições. Foto: Reprodução/AgênciaBrasil

 

UFMS

A (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) também oferta o atendimento e foi acionada pela equipe de reportagem do Jornal Midiamax, porém não encaminhou as informações completas sobre o atendimento a tempo da publicação desta matéria, pois o feriado do Dia do Servidor passou para esta quarta-feira (13) na instituição. No entanto, a Universidade possui também uma CEI (Clínica Escola Integrada) para atendimento de pessoas em vulnerabilidade social, que pode ser contatada por meio do telefone (67) 3345-7967.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Israel: explosões são relatadas nos céus de Tel Aviv enquanto Irã lança nova onda de mísseis

‘Segue estável’: pai atualiza estado de saúde de menina que teve a perna amputada após acidente na BR-262

Congresso derruba veto e pensão para vítimas da zika é retomada

River Plate impõe ritmo forte, domina o Urawa Reds e estreia no Mundial de Clubes com vitória

Notícias mais lidas agora

Pela segunda sessão consecutiva, CNMP julga denúncias de corrupção no MPMS

Após vistoria apontar ‘cheiro intenso’, JBS insiste que adotou medidas antifedor

concessão morenão

Concessão de até 35 anos é alternativa para Morenão, aponta presidente de Comissão

Homem tenta fugir, mas vai preso por agredir mulher em Campo Grande

Últimas Notícias

Brasil

Alcolumbre lê requerimento que cria CPMI sobre fraudes no INSS

A leitura foi feita durante sessão do Congresso Nacional

Polícia

Dupla é presa com maconha e cocaína em Corumbá

Durante fiscalizações na BR-262, foi abordado o condutor de um Chevrolet Celta

Brasil

Senado adia para próxima semana votação do projeto que aumenta número de deputados

Previsão era que o Senado votasse nesta terça

Transparência

Após aditivo de R$ 251 mil, asfalto e drenagem irá custar R$ 1,41 milhão em Caarapó

Enpav Construtora LTDA é responsável pelas obras no bairro Jardim Adonai