O ex-jogador e técnico do Ubiratan Esporte Clube, nas décadas de 1960 e 1970, o “Coração de Leão”, Merces Dias, morreu na noite deste sábado (2) em aos 83 anos. Ele é mais uma vítima do e completaria 84 anos no mês de abril, mas acabou derrotado pela Covid-19.

O comunicado da morte foi feito em publicação feita pelo filho Merces Dias Junior em seu perfil no Facebook. Merces Dias era uma das referências ainda vivas do lendário clube douradense e e atuou na chamada época de ouro do Ubiratan Esporte Clube, jogando como lateral direito no Leão da e depois foi treinador do time por um bom período.

Nascido no Paraná, jogou por grandes times no seu estado natal e também em São Paulo, antes de aportar em Dourados na década de 1970, onde fixou residência de forma definitiva. Merces Dias construiu um legado de trabalho e dedicação ao Ubiratan, como jogador e treinador, contribuindo também para fortalecer o respeitável nível técnico e tático do futebol profissional douradense.

Segundo publicações a seu respeito, Merces Dias também foi um craque fora de campo, trabalhando como alfaiate. É que na época do futebol raiz, jogadores e comissão técnica atuavam praticamente por amor à camisa e, por isso, era necessário ter um ofício à parte para garantir o sustento familiar.

Derrotado pelo coronavírus, ex-jogador e técnico do Ubiratan, morre em Dourados
Time fez história no e fora do Estado.(Foto Arquivo pessoal)

Assim como no futebol, seu atelier era bastante concorrido, pois sua alta costura era alinhavada de modo a atender o modelo mais simples até o mais apurado. As duas atividades do mestre Merces caminharam juntas até poucos anos atrás, quando ele decidiu se aposentar.

Antes, porém, foi treinador de escolinhas de futebol em Dourados por um longo período, até a idade impor o encerramento de suas atividades, dentro e fora de campo.