Produtores da área rural de Campo Grande amargam prejuízos após ficaram três dias sem luz. Desde segunda-feira (29) nessa situação moradores relatam que não houve chuvas ou motivos aparentes que explicassem a interrupção da energia elétrica.

De acordo com o produtor Alceu Zuiante, de 65 anos, os perdas vão desde produtos perecíveis que estavam nos freezers até a produção feita para comércio, de onde tira  sustento da família. 

“Até água para os animais as pessoas estavam sem. Muita gente perdeu mercadoria; toda a produção. A coisa está muito séria”, disse ele ao Jornal Midiamax. Alceu é produtor de leite e queijos, produtos que precisam ser conservados refrigerados. 

Produção de mandioca congelada e produtos perecíveis estragaram. (Foto: Fala Povo/ Jornal Midiamax)

 

Com a falta de energia, perdeu toda a produção, que teve que ir para o lixo. O prejuízo, segundo ele, ultrapassa os R$ 580, já que foram de 12 a 15 queijos descartados por dia. Além disso, as vacas leiteiras adquiriram mastite por conta de não estarem sendo ordenhadas. 

Além das mercadorias, freezers com carnes bovinas e de frango, mandiocas e bebidas foram perdidos. “Alguns vizinhos perderam muita carne e outros, para não perder, levaram para [área urbana de] Campo Grande”, descreveu ele.