O secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, informou que deve conversar com a titular da SED (Secretaria Estadual de Educação), Maria Cecília Amendola da Motta, para definir sobre o formato das aulas na rede estadual. “Vou conversar com ela hoje ou amanhã”, indicou Resende.

Em live transmitida na tarde de segunda-feira (22), a secretária de educação afirmou que a SED não tem autonomia para, sozinha, autorizar ou não o retorno presencial, híbrido ou remoto, dos 194,7 mil alunos em 347 escolas estaduais. Mas, apenas apresentar um manual de biossegurança para opção de retornar às salas de aula.

“Reforçamos que a rede de ensino está pronta para iniciar (ano letivo), o comitê, analisa se pode abrir , , clube, boate. Esse grupo que irá nos dizer se podemos ou não voltar a. o que fazemos é contar para esse grupo como é que estamos nos organizando para eles tomarem a decisão”, disse.

1ª semana do ano letivo

Apesar de ainda não ter uma definição sobre como será o retorno, a SED já cravou que a primeira semana de aula deverá ser de ‘tira dúvidas’ e orientações de biossegurança. Assim, as aulas só devem começar, de fato, no dia 8 de março.

De acordo com o superintendente de Políticas Educacionais, Hélio Daher, o Conselho de Diretores optou para que o retorno de alunos com o ambiente escolar seja para orientar o que deverá ser feito conformo protocolo de , estabelecido com apoio da SES (Secretaria Estadual de Saúde) e Vigilância Sanitária.

“A proposta dos diretores é que nesta primeira semana, possamos ter um tempo para esclarecer a comunidade, principalmente aos estudantes, de como vai funcionar o retorno híbrido, presencial e remoto em revezamento, pois há uma séria de regramento de protocolos”, disse.

Ano letivo

A programação ainda conta com sábados letivos, bem como 15 dias de férias escolares entre os dias 2 e 16 de julho. As aulas estão marcadas para terminar no dia 10 de dezembro de 2021. Os exames finais serão realizados entre 13 e 16 de dezembro.

Conforme artigo do calendário, não haverá alteração da data de início das aulas. Segundo resultados preliminares do Censo Escolar de 2020, elaborado pelo (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a tem 204 mil estudantes. Veja aqui o calendário escolar de 2021.