A campanha ‘Papai Noel dos Correios' começou nesta sexta-feira (12), em Mato Grosso do Sul, abrangendo onze cidades e mobilizando diversos servidores que enxergam na ideia de ajudar pessoas a adotarem uma carta e presentear uma criança algo além de mais um dia de trabalho, mas um projeto de vida.

Olga Matinez Torres, de 59 anos, enche a boca para falar do carinho que sente pelo projeto que para ela “é como um filho”. Não para menos, aliás, Olga é coordenadora da campanha há 25 anos, período em que viu o sonho de diversas crianças se realizarem, além de vivenciar histórias inesquecíveis e dolorosas.

“Quando eu comecei na coordenadoria, por volta de 1992, nós recebíamos cerca de 200 ‘cartinhas', hoje são mais de 15 mil apenas em Mato Grosso do Sul”, explica Olga. Entre os milhares de pedidos, um feito em 2013 por uma menina ainda é lembrado pela, agora, servidora aposentada.

“Foi uma menina quem mandou, ela comentou que morava em uma casa de chão batido e os pais delas estavam construindo os cômodos aos poucos, conforme dava. Na ‘cartinha', ela disse que deveria pedir cimento e tijolos, mas queria uma bicicleta”, relembrou. Marcada pelo pedido, além da bicicleta, Olga comenta que os servidores fizeram questão de conseguir os materiais de construção.

Olga é coordenadora da campanha há 25 anos e se aposentou em 2021. (Foto: Marcos Ermínio/Midiamax)

Entre os funcionários que transitam pelo local, a história da menina que precisava de cimento é mais uma das diversas de crianças que fazem pedidos além das bonecas e bolas de futebol. Como o caso de um pedido de cabelo, feito por uma criança que lutava contra o câncer ou até mesmo o pedido de uma cama para ajudar o irmão tetraplégico, que passou a adquirir feridas por conta das horas deitados em um colchão não recomendado.

Agora aposentada, Olga vê a campanha ser lançada de longe, mas confiante no trabalho das ex-colegas. “A gente cria o filho, agora é hora de deixar voar”, brinca. No mesmo espaço, as histórias não acabam e enquanto alguns encerram sua jornada, outros estão apenas começando, como o novo .

Talvez a expressão novo não seja a melhor escolha para definir Miguel Simei, de 55 anos, que há três anos assumiu o papel de Papai Noel, substituindo o já lendário Agostinho Gonçalves da Silva, que lutou na Segunda Guerra Mundial e depois se tornou o ‘velinho' dos .

Para Miguel a responsabilidade é grande, mas acredita estar realizando um bom trabalho, que ele pretende continuar exercendo por diversos anos. “É gratificante participar de uma campanha dessas, saber que nosso trabalho está ajudando criança que nem conhecemos”, comentou.

Miguel não esconde a felicidade em se vestir de Papai Noel. (Foto: Marcos Ermínio/Midiamax)

Sentado logo na entrada, Miguel sabe que o seu papel de Papai Noel não possui muitas falas, mas compreende a imensa importância e representatividade que a figura carrega. “Sei que é uma grande responsabilidade, mas acredito estar me saindo bem e desejo felicidades para todos nesse natal”.

A campanha

O Papai Noel dos Correios ocorre há 30 anos. Segundo o superintendente estadual interino, Flávio Luiz Dias Leal, a campanha teve início após alguns servidores perceberam que crianças enviavam cartas sem endereço, pedindo presentes para o Papai Noel.

Nesse intervalo de tempo, o projeto cresceu. Em 2021 será realizado em onze cidades de Mato Grosso do Sul. Apenas em Campo Grande são 23 instituições de ensino que incentivaram as crianças a escreverem para o Papai Noel.

Outra forma de ter sua ‘cartinha' cadastrada é através da internet. “Neste caso, a criança vai escrever a ‘cartinha' e deve pedir para algum adulto cadastrar ela no nosso site, onde serão pedidas algumas informações e uma foto da carta”, explicou Flávio.

Como pedir

As crianças que desejam realizar seu pedido e cadastrar uma carta na campanha, irá precisar da ajuda de um adulto, que será responsável por cadastrar o pedido. Esse adulto deverá tirar uma foto ou escanear a carta da criança, entrar no site disponibilizado pelos Correios e seguir o passo-a-passo.

As cartas com pedidos de presentes podem ser enviadas até o dia 30 de novembro.

Como adotar

Para adotar uma carta e realizar o sonho de uma criança, existem duas formas. A pessoa pode ir até uma das agências que participam da campanha e pegar uma ‘cartinha' para doar o presente solicitado no texto. Outra forma é adotar a carta pela internet.

Caso a pessoas deseje realizar o trâmite pela internet, deve entrar no blog da campanha a página, é preciso clicar em “Adoção On-line” e seguir os passos. Será necessário escolher a localidade para visualizar as ‘cartinhas' disponíveis em cada cidade ou município.

Entrega dos presentes

A entrega de presentes deverá ser feita presencialmente, no ponto de entrega mais próximo da localidade indicada no blog. As datas, locais e horários de atendimento dos pontos de adoção e de entrega dos presentes podem variar.

Todas as informações estão disponíveis na internet. Os presentes podem ser entregues até o dia 13 de dezembro.