A prefeitura de , município no sul do Estado, ampliou as medidas de restrição para minimizar o avanço da pandemia de . O decreto foi publicado na edição desta quinta-feira (4) do Diário Oficial da (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul).

O foi ampliado, passando agora a valer das 20h às 5h. Farmácias e serviços de entrega de alimentos podem operar até as 22h. Apenas trabalhadores de serviços essenciais ou cidadãos que desejam acessá-los podem circular no período.

Está proibido frequentar parques, praças, clubes, espaços esportivos, piscinas e outros locais que possam causar aglomeração. Também está vedado reunião de pessoas nas vias públicas ou mesmo nas residências, principalmente para consumo de tereré, chimarrão e narguilé. Eventos de qualquer natureza não receberão alvará.

Bares, restaurantes, padarias, lanchonetes e demais estabelecimentos que comercializam alimentos em suas dependências não podem autorizar a entrada de clientes sem máscara. Mesas devem manter distanciamento de 1,5m e devem ser limpas periodicamente, assim como outras superfícies como balcões e maçanetas.

Clientes deverão usar luvas descartáveis para se servir e receberão talheres individuais para servir seus pratos. Os comerciantes deverão observar o movimento para evitar aglomerações.

Os demais estabelecimentos comerciais e escritórios de profissionais liberais devem observar também o distanciamento e o uso de máscara, bem como disponibilizar álcool em gel ou 70º para clientes. Academias e igrejas devem abrir com 50% da capacidade.

Autoescolas só podem autorizar exames práticos para quem trouxer o próprio capacete, no caso da categoria “A”. Carros devem ser higienizados a cada prova, e deverá limitar-se a ter apenas o candidato e no máximo dois examinadores. Bancos do veículo deverão receber capas plásticas, que devem ser trocados a cada exame.

Salões de beleza, barbearias e demais estabelecimentos de estética só podem atender mediante agendamento. Supermercados e mercearias devem limitar o atendimento a 50% da capacidade.

O velório de vítimas da Covid-19 está proibido. Para os casos de óbitos por outras doenças, será limitada a presença de até dez pessoas no recinto, e o enterro se dará após duas horas.

A partir da meia-noite, a permanência e visitas de parentes e acompanhantes de pacientes internados no Hospital Municipal de Naviraí está proibida. As entradas da cidade voltarão a ter barreiras sanitárias.

Servidores públicos do grupo do risco vão atuar em regime de teletrabalho e o atendimento observará as normas de biossegurança. Os descumprimentos acarretarão em infração sanitária e penal, além de multa que pode chegar a R$ 5 mil.

Naviraí tem 4,1 mil casos confirmados e 76 mortes, segundo a SES (Secretaria de Estado de Saúde). Mais de 60 pessoas estão internadas na cidade e em outros municípios.