Após os motoristas do transporte público ameaçarem paralisação nesta quarta-feira (24) o Consórcio Guaicurus começou a pagar os ‘vales’ dos trabalhadores na tarde desta terça-feira (23). O adiantamento salarial, conhecido como ‘vale’ não foi pago dia 20, como de costume, e motoristas deram prazo de até às 16h de hoje para o pagamento.

Conforme integrante do STTCU (Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Coletivo Urbano de ), das quatro empresas que compõem o consórcio, duas já começaram o pagamento nesta tarde. “Não são todos os motoristas que receberam ainda, mas duas [empresas] já começaram a depositar”, disse à reportagem.

O adiantamento, que está registrado em acordo coletivo refere-se a 40% do salário e deveria ter sido depositado no dia 20. Ao todo, o Consórcio Guaicurus tem 980 funcionários, segundo o sindicato. Antes da pandemia, eram em torno de 1.500 funcionários. O salário base de um motorista de ônibus é de R$ 2,1 mil.

Ônibus lotado

Passageira do ônibus linha 072, T. T. Nova enviou a foto do ônibus lotado por volta das 19 horas desta segunda-feira (22) em embarcar no ponto em frente ao Shopping Campo Grande, na . “Coloca todos em risco com o vírus covid que está aí” diz a auxiliar administrativa de 40 anos que trabalha no shopping e prefere não se identificar.

“Venho aqui mostra e pedir ajuda de vocês, pois tidos os dias só está piorando os ônibus de Campo Grande. Hoje de novo esperei o ónibus da linha 072. Conforme a tabela, deveria passar as 18:30h no Shopping Campo Grande. Só que não passou de novo. Foi passar às 19hs lotado” diz ela.

Em relação ao coronavírus, Campo Grande registrou nove mortes pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, de acordo com da (Secretaria Municipal de Saúde) divulgado na noite desta segunda-feira (22).