Cerca de 5.100 pessoas participaram do concurso para cargos de delegado de polícia, perito médico-legista e perito criminal, da Polícia Civil do neste sábado, dia 4 de dezembro. As provas objetivas aconteceram na Católica Dom Bosco (UCDB) e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

Segundo dados da Secretaria de Administração e Desburocratização (SAD), 5.969 candidatos se inscreveram para o certame, mas 863 deixaram de comparecer nos locais das provas. O concurso prevê 158 vagas, sendo 30 para delegado, 75 para perito criminal e 53 para perito médico-legista.

Para garantir a transparência, a segurança e uma boa organização no concurso, uma equipe foi montada com 641 colaboradores da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à (Fapec), 137 agentes de segurança privada, com detectores de metais, 459 Fiscais, 12 Coordenadores, 19 Auxiliares de Coordenação, 4 Coordenadoras Municipais, 1 Coordenadora-Geral, 1 Delegado-Supervisor, 2 motoristas, 8 membros da Comissão Organizadora e 22 policiais (agentes e delegados).

Além disso, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) esteve presente com uma equipe fazendo a verificação de eventuais sinais de rádio, celular ou algum outro meio de comunicação interna (sala de aula) ou externa, para prevenir qualquer tipo de fraude durante a realização das provas.

As mães com bebês também tiveram a possibilidade de levar seus filhos, que ficaram com um responsável em uma sala específica para que as candidatas pudessem ter seu direito de amamentação garantido.

Outros cargos

As provas para agente de polícia científica e perito papiloscopista serão aplicadas no domingo, dia 12 de dezembro, para mais de 5.500 inscritos. Os locais e ensalamento serão divulgados na próxima semana.