Em momentos específicos do ano, como o Natal e o , o setor de vendas brasileiro atinge picos. Mas diante de um cenário de pandemia, quais são as previsões do comércio para o Dia das Mães 2021? 

Ano passado, quando a população brasileira passava por situação semelhante, tanto no setor da saúde quanto na economia, somente 3 a cada 4 pessoas pensavam em presentear suas mães (segundo dados do Google). De lá para cá, o que mudou? Há um otimismo em relação ao Dia das Mães 2021? 


Preparo das empresas
 

Para muitas empresas, o foco ainda está na . Basta observar as Lojas Americanas ofertas, que apresenta uma campanha promocional para os ovos de chocolate e a proposta de entrega das compras em 3 horas. 

Os preços também são variados, com ovos de Páscoa a partir de R$16,90, até opções de R$35,99. E enquanto lojas como a Americanas trabalham nesse tipo de campanha, outras empresas já começaram a se preparar para o Dia das Mães. 

As indústrias que não oferecem produtos relacionados à Páscoa, ou seja, que não são do segmento alimentício, geralmente antecipam as campanhas de Dia das Mães. Esse é o caso da Eudora, uma cosmética brasileira que na última edição de sua revista trouxe um foco nos presentes para as mães.  

Assim, quem acessa a revista Eudora online do mês, encontra uma série de promoções e kits especiais para a data, como o Kit Instance, que vem em uma embalagem especial e tem o preço de R$84,90. Os produtos queridinhos das consumidoras também ganharam kits especiais e, em alguns casos, é possível complementar o presente ao adquirir itens extras, como necessaires.  

Comércio para o Dia das Mães 2021, saiba quais são as previsões
Foto: Freepik

Outras marcas do segmento também contam com campanhas de Dia das Mães, como é o caso da Natura, com produtos selecionados em embalagens especiais.  Essa movimentação também pode ser vista em marcas de lojas de departamentos, vestuário e até produtos de uso doméstico. 


Ticket médio menor
 

Uma das previsões do comércio para o Dia das Mães 2021 é uma queda no ticket médio do consumidor – os consumidores possuem um menor poder aquisitivo. Essa queda no ticket médio vem na sequência do que aconteceu no ano anterior. Em 2020, entidades do comércio chegaram a discutir sobre a mudança do Dia das Mães do calendário, para diminuir a queda no consumo. 

Um ano depois, alguns setores da economia começam a dar sinais de melhora. Porém, isso não significa que o brasileiro está disposto a gastar mais para presentear as mães. Na verdade, o comércio se prepara para um consumo com ticket médio menor, o que faz com que outras opções de presentes sejam procuradas. 

O mesmo acontece com a Páscoa, que neste ano teve uma queda de consumo estimada em 2,2%, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Assim como a Páscoa, para a maioria dos consumidores, o Dia das Mães 2021 vai ser uma data para entregar uma “lembrancinha”, ao invés de um presente marcante ou grandioso. 


Faça você mesmo
 

Enquanto as previsões do comércio para o Dia das Mães 2021 não são tão otimistas, um movimento que tem crescido nos últimos meses é o Faça Você Mesmo.  Milhares de pessoas começam a produzir peças próprias, geralmente associadas a produtos artesanais, seja para presentear ou para comercializar. 

Comércio para o Dia das Mães 2021, saiba quais são as previsões
Imagem: Freepik

E embora seja uma solução interessante para quem está com as economias reduzidas, o movimento Faça Você Mesmo impacta o setor de serviços como um todo.  Em julho do ano passado, uma pesquisa do IBGE apontou um resultado negativo de bares, restaurantes e barbearias motivado pelo interesse das pessoas no Faça Você Mesmo. No comparativo com 2019, houve queda de 54,9% na procura por esses serviços. 


Incentivos ao consumo
 

Por mais que o Dia das Mães seja uma data com significado emocional, esse dia também tem um peso importante para a economia, especialmente para os pequenos comerciantes locais. Assim, há um certo incentivo por parte das empresas e de órgãos governamentais ligados à economia. Afinal, o consumo é essencial para a manutenção de uma imensa cadeia produtiva. 

Não é por acaso que as marcas se esforçam para criar produtos diferentes, como os kits que já vem com embalagens para os presentes, além de ofertas que despertam a atenção do consumidor. Dessa forma, ainda que a previsão do comércio para o Dia das Mães 2021 não seja das melhores, as lojas e indústrias estão trabalhando para conquistar o consumidor. Resta saber o quanto esse esforço vai, de fato, impactar nos resultados.