Um comerciante de 64 anos foi multado em R$ 5 mil por desmatar uma área de mata ciliar de um afluente do para aumentar o pasto de sua propriedade rural, em Jardim. A fiscalização da PMA (Polícia Militar Ambiental) aconteceu nesta terça-feira (6). 

No local foi constada a derrubada e degradação praticamente total das matas ciliares e também prejuízo ao leito do córrego afluente. O proprietário rural realizou a supressão de vegetação nativa das margens e degradou também o leito do córrego que passa por sua propriedade.

A propriedade é uma APP (Área de Preservação Permanente) e as intervenções foram feitas sem autorização do órgão ambiental, para aumentar a área de plantio de pastagem para a criação de gado bovino.

As atividades foram interditadas e o infrator foi notificado a apresentar um Plano de Recuperação de Área Degradada e Alterada (PRADA), junto ao órgão ambiental.

Contra ele também foi confeccionado um auto de infração e arbitrada a multa de R$ 5 mil. Ele também responderá por crime ambiental, que prevê pena de três a seis meses de detenção.