Começa segunda-feira prazo para pedir isenção da taxa do Enem; veja passo a passo
Também será possível justificar ausência na última edição
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Começa nessa segunda-feira (17) o prazo para o candidato solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2021 (Exame Nacional do Ensino Médio). No mesmo dia, também começa a correr o tempo para quem precisa justificar ausência na edição anterior do exame.
Os dois procedimentos devem ser realizados na Página do Participante até o dia 28 de maio, informou o Ministério da Educação. O candidato que deseja justificar a ausência no Enem 2020 e/ou solicitar a isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021 deve informar o número do CPF, data de nascimento, além de e-mail e número de telefone válidos.
O que precisa para a isenção de taxa?
“Para a isenção da taxa, é necessário que o participante atenda a um dos seguintes requisitos: estar cursando a última série do ensino médio no ano de 2021, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública; ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou ser bolsista integral na rede privada, além de ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio; ou declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), desde que informe o seu Número de Identificação Social (NIS) único e válido”, informa o MEC.
Já entre os documentos exigidos, estão: Cédula de Identidade do participante e dos demais membros que compõem o núcleo familiar; cópia do cartão com o NIS válido, no qual está a inscrição no CadÚnico; declaração que comprove a realização de todo o ensino médio em escola pública ou histórico escolar do ensino médio, com assinatura e carimbo da escola. No caso de participante bolsista, acrescentar a declaração da escola que comprove a condição de bolsista integral em todo o ensino médio.
Como solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem
Desde o ano passado, todos os participantes precisam se cadastrar no Portal do Governo Federal. Para realizar o cadastro acesse o portal e informe CPF, nome completo, e-mail e telefone, além de cadastrar login e senha.
Após ter feito o cadastro, o vestibulando deve acessar a Página do Participante e seguir esses passos:
- Acessando a Página do Participante, a robô Nanda te dará duas opções: Entrar com gob.br ou ISENÇÂO. A primeira opção é para quem ainda não fez o cadastro no gov.br. Caso já tenha feito, selecione ISENÇÃO.
- Feito isso, será preciso selecionar a imagem que corresponde ao objeto mencionado e em seguida informar CPF e data de nascimento. Depois basta clicar em INICIAR SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO.
- Ao entrar no sistema, uma tela vai mostrar os estudantes que possuem direito a isenção da taxa. Se você se encaixar nas condições, aceite os termos e prossiga.
- Em seguida, confirme seus dados pessoais, confira se as informações estão corretas e clique em PRÓXIMO.
- Informe o seu CEP e endereço.
- Feito isso, informe se já terminou ou não o ensino médio. São quatro opções.
- Coloque se estuda ou estudou em escola pública, ou estudou em colégio particular com ou sem bolsa ou se nunca frequentou a escola.
- Caso tenha marcado a opção que concluiu o ensino médio é preciso indicar se a conclusão foi pelo Encceja ou não.
- Informe o tipo de ensino e o ano de conclusão do ensino médio.
- Indique se possui ou não o Número de Identificação Social (NIS).
- Verifique e confirme todos os dados preenchidos até aqui.
- Preencha o questionário socioeconômico. São 25 perguntas.
- Coloque um e-mail e telefone celular para contato. Não é obrigatório informar telefone fixo.
- Envie uma foto digital de frente, recente e, de preferência, de fundo branco.
- Por fim, confirme novamente todos os seus dados e marque a opção “Confirmar meus dados para solicitação de isenção do Enem 2021” e clique em enviar solicitação.
Notícias mais lidas agora
Últimas Notícias
Inscrições para o concurso público dos Correios seguem abertas
Taxa de inscrição varia entre R$ 39,80 e R$ 42
Ponta Porã Linha do Tempo
“Um Estado se torna forte através de governantes visionários e corajosos”. prof. Me. Yhulds G. P. Bueno.
Ceará vence, encosta no G-4 e complica a Ponte Preta na Série B
O Ceará segue vivo na briga pelo acesso na Série B do Campeonato brasileiro. Neste sábado venceu a Ponte Preta por 1 a 0, na Arena Castelão, em Fortaleza, pela 31ª rodada. O gol da suada vitória foi anotado por Lucas Mugni, ainda no primeiro tempo. Com isso, o time cearense encostou de vez na…
Déficit de vagas no sistema carcerário do Brasil passa de 174 mil
Conforme relatório do Governo, 663.906 estão presos com capacidade para 488.951
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.