Com a pandemia de , alunos têm enfrentado morosidade no processo para tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) em . A demora para agendar aulas e exames tem causado desânimo entre os alunos. O processo, que antes levava de 60 a 70 dias, em média, agora leva cerca de quatro meses. 

O presidente do SINDCFC- (Sindicato do Centro de Formação de Condutores de ), Henrique José Fernandes, afirma que a demora tem acontecido devido ao decreto municipal, que limita a quantidade de pessoas permitidas dentro de uma sala. As salas podem comportar somente 30% do limite da capacidade de alunos e, por isso, muitos têm percebido que o processo para tirar a CNH está mais demorado. 

“O exame médico, antes atendia 130 alunos por dia, hoje são cerca de 80. Com exame psicológico, acontece a mesma coisa”, diz. Como os exames são eliminatórios, enquanto o aluno não for aprovado nos exames médico e psicológico, não é possível começar as aulas teóricas. 

Fernandes aponta que nem as autoescolas ou o -MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) têm como solucionar o problema da demora. “Tivemos que diminuir a quantidade de alunos em casa. Antes, atendíamos 35 em uma sala, hoje são mais ou menos 17 alunos, tudo isso contribuiu para esse atraso”. 

Com a pandemia, o tempo médio para conseguir a primeira habilitação mudou bastante. O presidente do sindicato afirma que, para um aluno comprometido com as aulas, o tempo médio para obter a CNH variava de 60 a 70 dias. Agora, o tempo médio chega a quatro meses. “Foi reduzida a capacidade de atendimento em todas as fases, do início ao fim: do exame psicológico ao prático”.

O Detran afirma que precisa respeitar as medidas de biossegurança para realização dos exames devido à pandemia. Toda semana, são aplicados 590 exames teóricos em . O departamento ressalta que ainda assim, são dimensionadas salas extras para atendimento esporádico. “Foi o caso de dezembro onde ampliamos em mais 600 agendamentos devido ao acúmulo de candidatos. Em consulta ao sistema, observamos que não há esgotamento das vagas para prova no Detran Sede, ou seja, há vagas disponíveis”.

Ainda segundo dados do Detran, semanalmente são aplicados 530 exames práticos para a categoria B e 400 exames para a categoria A. “Salientamos que todos os esforços e recursos são aplicados para atender nossa demanda dentro de todas as restrições impostas pelo atual cenário pandêmico, esclarecemos que conforme previsto pela Portaria CONTRAN 195/2020 os prazos para conclusão dos processos de primeira habilitação permanecem interrompidos visando não gerar qualquer prejuízo aos candidatos”.