Com pacientes ocupando até mesmo salas de cirurgia enquanto aguardam liberar uma vaga na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), a direção da Santa Casa decidiu restringir os atendimentos no pronto-socorro por 24h. O comunicado foi divulgado no final da manhã desta terça-feira (5).
Em nota, o hospital informa que o pronto-socorro irá atender apenas os pacientes regulados com a referência exclusiva para a Santa Casa. Conforme o informe, a medida é temporária e após o período será revalidada. “A medida é temporária por 24h, como forma de poder minimizar o risco de desassistência aos pacientes internados, após este período a situação será revalidada”.
Por fim, a Santa Casa esclarece que as secretarias municipal e estadual, além do Ministério Público e órgãos fiscalizadores estão cientes da decisão.
Superlotação
Os dados repassados pelo hospital mostram que a taxa de ocupação da UTI estão em 130%, sendo que o excedente de 30% corresponde aos pacientes que estão em outras salas da Santa Casa aguardando liberar vaga. Alguns ocupam até mesmo salas de cirurgia, que estão sendo utilizadas para acomodá-los.
A Santa Casa informou que quase metade das 389 solicitações de transferências de pacientes nos últimos 7 dias foram enviados em vaga zero.
Do dia 30 de dezembro até a manhã desta terça-feira, o hospital recebeu média de 103 pacientes por dia, somando os casos enviados pela regulação, SAMU, bombeiros e a demanda espontânea.
Leitos Covid-19
A Santa Casa dispõe de 30 leitos exclusivos para pacientes com Covid-19, sendo que 27 estavam ocupadas até a manhã desta terça-feira (5).