Os novos focos de incêndios registrados na madrugada desta sexta-feira (20) em Cerro Corá, região histórica localizada a aproximadamente 35 quilômetros da fronteira de com Ponta Porã, ganharam novas proporções. Para atender a demanda, foram mobilizados efetivos das duas cidades fronteiriças.

Informações até agora apuradas, mostram que o incêndio fugiu do controle na região que abriga o monumento histórico em homenagem aos heróis da Guerra do Paraguai. Os trabalhos na região foram temporariamente suspensos.

Dados do de Pedro Juan Caballero indicam que há soldados feridos. Além de utilizar efetivos tanto da cidade paraguaia, quanto de Ponta Porã, enfermeiros, médicos e socorristas da UCP (Universidade Central do Paraguai) foram deslocados para prestar apoio. O tráfego na rodovia PY 05 foi interrompido.

As chamas consumiram árvores antigas e coqueiros, além de ter matado vários animais. Este foi o terceiro incêndio dentro do parque, somente este ano. O primeiro caso ocorreu em maio. As autoridades paraguaias disseram que uma faísca provocada por um carro estragado teria provocado o incêndio.

Por outro lado, práticas irresponsáveis nas áreas urbanas dos dois lados da fronteira, como queimadas de resíduos em terrenos baldios, aliado ao clima seco, têm preocupado as autoridades ligadas ao combate a incêndios nos dois países.

Em Ponta Porã, na noite desta quinta-feira (19), um incêndio de grandes proporções assustou moradores da região da vila Áurea. O Corpo de Bombeiros local foi acionado, mas não conseguiu conter as chamas que atingiram grandes proporções.