IBGE inicia teste em Campo Grande pelo bairro Oliveira para o Censo 2022

Recenseadores vão percorrer casas no Bairro Oliveira até o dia 3 de dezembro

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Visitas de funcionários do IBGE começaram nesta quinta-feira
Visitas de funcionários do IBGE começaram nesta quinta-feira

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) iniciou, nesta quinta-feira (4), testes em Campo Grande para o Censo 2022. A nova edição terá novidade no questionário e o evento para verificação da logística e de equipamentos será realizado até o dia 3 de dezembro no Bairro Oliveira.

Conforme a coordenadora da área do IBGE, Sylvia Martinez de Oliveira, a nova edição do Censo terá perguntas relacionadas a pessoas autistas e sobre migrantes. Além disso, as questões como quantidade de pessoas que moram na casa, escolaridade, trabalho e renda estarão presentes. O objetivo do Censo é levantar o maior número possível de dados sobre a população brasileira para nortear diversas ações do governo.

Para um evento desse porte funcionar da melhor maneira possível, é necessária a realização desse teste. “O principal objetivo é o teste de equipamentos, de aplicação e de treinamento do pessoal, com treinamento de medidas de segurança contra covid e do próprio questionário”, pontuou Sylvia.


Sylvia explica importância do evento para testar equipamentos que serão usados no Censo 2022 – Foto: Marcos Ermínio / Midiamax

Para o teste, os recenseadores do IBGE irão percorrer cerca de 800 domicílios na região até o dia 3 de dezembro.

Assim como será no ano que vem, serão utilizados 2 questionários: um com 26 e outro com 77 perguntas, que será feito apenas em cerca de 5% das residências visitadas.

Segurança

A coordenadora do IBGE informa que as visitas ocorrem até as 21h e que, após esse horário, o serviço não é realizado. Além disso, quando um recenseador bater na porta, o cidadão deve ficar atento ao uniforme usado pelas equipes e um crachá, com as informações do profissional e até um QR Code que leva direto ao cadastro do funcionário no IBGE.


Crachá de identificação tem QR Code para garantir a segurança do Censo 2022 à população – Foto: Marcos Ermínio / Midiamax

Teste nacional do Censo 2022

Os testes incluem todas as etapas do Censo, desde os sistemas e equipamentos de coleta até o treinamento dos recenseadores, além da pesquisa sobre as características do entorno dos domicílios e o modelo misto de entrevistas (presencial, pela internet ou por telefone).

Segundo o órgão, como ocorre em todas as pesquisas do IBGE, as informações prestadas aos recenseadores são confidenciais e o sigilo é garantido por lei. O Censo 2022 visitará todos os domicílios do país a partir de junho do ano que vem.

Conteúdos relacionados

Pulverização aérea de agrotóxico em comunidade indígena