Cotidiano

Com estoque crítico no Hemosul, prefeitura de MS disponibiliza viagem de doadores até Campo Grande

Transporte será feito gratuitamente

Ranziel Oliveira Publicado em 04/05/2021, às 14h47

Doação de Sangue
Doação de Sangue - (Foto: Divulgação / Governo de MS)

Diante da situação preocupante do Hemosul, com baixo estoque de sangue, a Secretaria Municipal de Saúde de Sidrolândia começará a levar gratuitamente doadores até o local, que fica localizado na avenida Fernando Corrêa da Costa, em Campo Grande.

A primeira coleta está marcada para a próxima terça-feira (11), os moradores que desejarem doar sangue deverão comparecer no posto de saúde de sua localidade e incluir o nome na lista.

A princípio, serão disponibilizadas 15 vagas. “Se a demanda estiver grande, nós vamos duas vezes ao mês ou toda semana, dependerá muito da procura”, explicou a enfermeira e Coordenadora da Atenção Básica, Renata Sacai.

Conforme o Hemosul, doando sangue, é possível salvar até quatro vidas. Além de doar sangue, é possível se cadastrar para ser um doador de medula óssea.

Critérios para doação de sangue

Os doadores precisam ter 55 kg ou mais e idade entre 16 e 69 anos, menor idade deverá estar acompanhado do pai ou responsável legal. A primeira doação pode ser feita até 60 anos, acima desta idade somente quem já é doador.

Jornal Midiamax