Com 39% dos adolescentes vacinados, a aplicação da 3ª dose em idosos e profissionais da saúde deve acontecer em breve em . O Cosems (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde) aponta que a aplicação da dose de reforço deve começar ainda em agosto, com a chegada do próximo lote de vacinas. A SES (Secretaria de Estado de Saúde) prevê que novo lote chegue a MS na quinta-feira (26), ou seja, a aplicação da 3ª dose pode começar ainda nesta semana. 

“Queremos iniciar nessa nova leva de vacinas, que deve chegar amanhã. Queremos começar, se chegar na quinta-feira (26), queremos até dar um presente aos campo-grandenses, que comemoram o aniversário de 122 anos, [que possam] iniciar o processo de imunização dos idosos”, disse o secretário , durante a live da SES nesta manhã. 

O presidente do Cosems (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde), Rogério Leite, explica que os municípios estão avançados na vacinação dos adolescentes. Em Campo Grande, por exemplo, a vacinação já chegou à faixa etária dos 12 anos. 

“Mais de 100 mil jovens de 12 a 17 anos já receberam a 1ª dose. Vamos começar nos próximos dias, ainda em agosto, a aplicação da 3º dose em idosos e profissionais de saúde, avançando gradativamente por faixa etária. Assim que o próximo lote chegar, deverá ser distribuído aos municípios”, explicou. 

Em reunião da CIB (Comissão Intergestores Bipartite), o secretário Geraldo Resende enfatizou que Mato Grosso do Sul é líder na vacinação e a importância da 3ª dose. Um estudo da SES (Secretaria de Estado de Saúde) apontou o crescimento de mortes por covid entre idosos. 

“A aplicação da terceira dose visa reduzir ainda mais a mortalidade em idosos, uma vez que mais de 52% dos óbitos são de idosos que já foram vacinados”, diz. 

Rogério Leite explica que o Estado já havia encaminhado ao Ministério da Saúde uma solicitação para a aplicação da 3ª dose. Ele explica que a dose de reforço é importante, ainda mais considerando o contexto da variante Delta. “As altas taxas de transmissão estão diretamente relacionadas ao surgimento de novas variantes. Quanto mais o vírus se multiplica, mais variantes surgem. A terceira dose visa reduzir ainda mais a sobrecarga potencial com uma onda da variante Delta que certamente virá nos próximos meses, ou semanas”, complementa.

Ministério da Saúde anunciou 3ª dose para setembro

O Ministério da Saúde anunciou, nesta quarta-feira (25), o início da aplicação da 3ª dose da vacina contra covid em todo o país em 15 de setembro a dois grupos: idosos com mais de 70 anos e imunossuprimidos. Conforme o anúncio, a 3ª dose deve ser aplicada em idosos que já completaram o esquema vacinal há seis meses. Já os imunossuprimidos podem receber o reforço 28 dias após a 2ª dose.

Ainda conforme a pasta, a dose a ser aplicada deve ser, preferencialmente, da Pfizer, mas pode ser realizada com a Janssen ou AstraZeneca. A data foi escolhida, pois, segundo o governo federal, todos os adultos acima de 18 anos já terão recebido ao menos uma dose do imunizante.

Idosos devem ter completado esquema vacinal até 31 de março 

O secretário estadual de saúde já adiantou algumas regras para iniciar a 3ª dose nos idosos. Ele afirma que o reforço da vacinação vai começar pelas pessoas a partir dos 80 anos. Para receber a 3ª dose, os idosos devem ter completado o ciclo vacinal, ou seja, recebido as duas doses do imunizante, até o dia 31 de março.

“Vamos começar na faixa de idosos a partir de 80 anos que tenham completado ciclo vacinal há [cerca de] seis meses. Vamos disponibilizar aos que completaram o ciclo até 31 de março, vamos antecipar para que sejamos o primeiro estado a imunizar essa faixa etária”, reforçou.