Classificada como fake pelo Cemtec e Defesa Civil, tabela com alerta sobre temporal é real e foi feita pelo Inmet
O instituto explica, ainda, que uma nova tabela deverá ser publicada nesta sexta-feira (22)
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A tabela que circula nas redes sociais com alerta de tempestades com ventos que podem chegar a 100 km/h, assim como a última chuva em Campo Grande, além da possibilidade de granizo, é real e foi produzida pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Anteriormente, o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima) e a Defesa Civil classificaram a tabela como fake, de origem desconhecida.
Conforme informou ao Jornal Midiamax a assessoria de comunicação do Inmet em Brasília, a tabela, que indica novas tempestades em MS neste fim de semana, é verdadeira e, inclusive, uma nova deverá ser publicada nesta sexta-feira (22) no portal do Inmet com informações atualizadas.
Mais cedo, o Cemtec e a Defesa Civil, negaram terem produzido a tabela e afirmaram que a fonte era desconhecida. “Não confirmamos a veracidade dos fatos. No entanto, o Cemtec alerta para a probabilidade de tempo severo para o final de semana no estado do Mato Grosso do Sul”, reforçou. O assunto foi até postado nas redes sociais do Cemtec.
À reportagem, a assessoria de imprensa do Cemtec afirmou que emitiu nota nesta sexta afirmando que não tinha conhecimento da origem da tabela. Segundo o centro, contatos foram feitos com o próprio Inmet pela manhã, que afirmou desconhecer a tabela.
O Cemtec também reforça que o Inmet emitiu nota, na tarde desta sexta, afirmando que a tabela compartilhada mais cedo foi elaborada por um “usuário em específico”. Para avisos meteorológicos severos, o Instituto Nacional afirma que o método de compartilhamento de informação são os Avisos, e não tabelas, como acabou sendo divulgado nesta sexta. Contudo, as informações que constam na tabela compartilhada nas redes sociais procedem e foram elaboradas pelo Inmet.
Tempestade de areia em MS
A meteorologia do Climatempo aponta possibilidade de ocorrer novo temporal de poeira em Mato Grosso do Sulneste fim de semana. Apesar de menos intenso, há risco iminente de vendaval e possibilidade de levantamento de poeira novamente. Isso devido à combinação de vários fatores: a chegada de temporal, vendavais e solo seco geram a possibilidade da formação de nova nuvem de poeira.
Modelos meteorológicos apontam que áreas de instabilidade voltam a espalhar fortes temporais no Estado no domingo, por conta de sistema de baixa pressão atmosférica que se forma entre o Paraguai e Mato Grosso do Sul. Além disso, a passagem de frente fria canaliza a umidade que vem da Região Norte e atravessa o Estado.
Notícias mais lidas agora
- Moradores do Novos Estados vivem momentos de tensão após queda de árvore
- Horário eleitoral do 2º turno começa hoje; confira como ficou a grade de exibições em MS
- Mergulhador é contratado para furtar peixes de empresa avaliados em mais de R$ 1 milhão em MS
- Mulher é esfaqueada no tórax pelo marido e encontrada ensanguentada em frente de casa em MS
Últimas Notícias
Motociclista é surpreendido por atirador e morto a tiros quando chegava na casa da mãe
Vítima morreu antes da chegada do socorro
Discussão em conveniência termina com homem morto a tiros em Dourados
Atirador fugiu e está sendo procurado pela polícia
Em meio à crise entre jogadores e Bielsa, Uruguai joga mal e perde para o ex-lanterna Peru
Resultado impediu os uruguaios de assumirem a vice-liderança da competição
Pagamentos do Bolsa Família começam na próxima semana; confira o calendário de outubro
Repasses começam a ser pagos a partir do dia 18
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.