Municípios com menos de 15 mil habitantes estão com risco extremo para transmissão do coronavírus em Mato Grosso do Sul. O (Programa de Saúde e Segurança da Economia) divulgou um novo mapa com a classificação de risco das cidades do Estado, e estão com a bandeira cinza.

As duas cidades são pequenas, sendo que Dois Irmãos tem estimativa de 11,4 mil moradores e Japorã tem 9,2 mil habitantes, segundo o (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Com a bandeira cinza, a recomendação é que o município funcione somente com as atividades essenciais, como coleta de lixo, atividades de saúde e serviços de entrega de alimentos, produtos de higiene e medicamentos, por exemplo. 

Segundo o Governo do Estado, há 34 cidades na bandeira vermelha e nenhuma nas bandeiras de menor risco, como a amarela e a verde. Além disso, 37 cidades permaneceram com o mesmo resultado, enquanto que seis regrediram.

A secretária-adjunta da Secretaria de Estado de Saúde, Christine Maymone, explica que o coronavírus continua presente, mesmo com avanços em algumas cidades. “A maioria do Estado está na faixa vermelha, que é de alto risco. Temos observado uma redução na taxa de contágio, para 1,02, porém associamos isso mais à diminuição da circulação de gente e redução do poder de compras neste período pós-festas e por causa das viagens de quem está em período de ”.

Classificação das cidades

Enquanto Dois Irmãos do Buriti e Japorã têm classificação cinza, há 34 cidades com bandeira vermelha: Alcinópolis, Anaurilândia, Bataguassu, Bela Vista, Bonito, Camapuã, Campo Grande, Caracol, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Costa Rica, Coxim, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Iguatemi, Itaporã, Itaquirai, Juti, Maracaju, Miranda, Naviraí, Nioaque, Paraiso das Águas, Paranhos, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Negro, São Gabriel do Oeste, Sete Quedas, Sonora e Três Lagoas. Os demais municípios pontuam o grau médio, ou seja, bandeira laranja.