Os incêndios que castigam a região do contam com intenso trabalho das equipes do enquanto as chuvas não dão ‘sinal'. Porém, de acordo com a meteorologia, pancadas de chuvas devem ocorrer no fim de semana e deve aliviar os focos no Pantanal. 

Conforme o (Instituto Nacional de Meteorologia), as chuvas tão esperadas na região poderão ocorrer na sexta-feira (1), daqui, ainda, a quatro dias. Enquanto as nuvens carregadas d'água não atingem as queimadas, o calorão de 44ºC e a baixa umidade do ar predominam, dificultando o combate.

Nesta manhã, as equipes abasteceram três barcos com mantimentos e equipamentos para montar a base avançada para os Bombeiros em uma propriedade rural próxima ao fogo. A ideia é que os militares fiquem no local 24 horas por dia, atuando no combate às chamas dia e noite. 

Quem explica melhor a estratégia é o tenente-coronel Meirelles. “Fizemos contato prévio com os fazendeiros, proprietários de terras rurais, por um local adequado para pernoitar, onde teremos comida, possamos beber água e utilizar o banheiro”, relata. 

Com a base avançada, os Bombeiros terão mais tranquilidade para atuar na região atingida pelo fogo e onde os ribeirinhos correm até risco de vida. “A gente vai para a baía Tuiuiú e não sabemos quando vamos voltar”, disse o tenente-coronel.