Cotidiano

Cega por causa da diabetes, anta 'trombava' em tudo que estava à sua frente em fazenda de MS

Animal foi resgatado e levado para atendimento veterinário

Renan Nucci Publicado em 04/05/2021, às 14h13

Animal foi encontrado em uma fazenda
Animal foi encontrado em uma fazenda - Divulgação

A Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul resgatou nesta terça-feira (04), na zona rural de São Gabriel do Oeste, município distante 133 quilômetros de Campo Grande, uma anta cega. O animal teria perdido a visão dos dois olhos por conta de um possível quadro de diabetes, que resultou em catarata.

Por volta das 08h30, um fazendeiro acionou a polícia alegando que em sua propriedade havia aparecido uma anta com comportamento pouco comum. Segundo ele, o animal trombava em tudo que estava à sua frente, como construções e árvores, e aparentava ter problemas de visão. 

O bicho foi capturado com segurança e trazido para o Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), na Capital. O veterinário Lucas Cazatti, que fez o primeiro atendimento, disse que a anta conseguiu se alimentar normalmente e que, provavelmente, a cegueira era consequência da diabetes.

No entanto, informou que serão realizados exames mais detalhados a fim de constatar a causa do problema e um possível tratamento. O objetivo é garantir qualidade de vida para que o animal possa ser reintroduzido na natureza.

Jornal Midiamax