Em alusão ao Dia Mundial Contra a Raiva, celebrado em 28 de setembro, o CCZ (Centro de Controle de Zoonozes) montará nesta terça-feira (28) um ponto de vacinação de animais contra a doença, na Praça Ary Coelho, região central de Campo Grande.

A ação acontecerá das 8h às 11h, com distribuição de panfletos, orientações para a população e vacinação em animais domésticos. “Nós estamos em campanha de vacinação desde o início de agosto, com equipes circulando por todas as regiões da cidade para imunizar o maior número possível de cães e gatos”, explica a veterinária coordenadora do CCZ, Juliana Resende.

Raiva

A raiva é uma doença transmitida pelo morcego contaminado que, ao entrar em contato com o animal doméstico, o infecta, podendo assim ser transmitida para o ser humano por meio de arranhaduras ou mordeduras.

No Brasil, a doença está controlada por conta das campanhas de vacinação em animais domésticos.

Para garantir a imunização de seu pet, a vacina contra a raiva deve ser aplicada uma vez ao ano. Caso ele tenha contato com um morcego, é necessário realizar o reforço, uma vez que este é o principal transmissor do vírus.

“É necessário ficar sempre em alerta quando encontrar morcegos caídos no chão, já que não é normal esse comportamento na espécie. E, se encontrá-los, também não se deve ter contato direto com ele e, muito menos, deixar que seu animal tenha contato”, reforça a veterinária.

Dessa forma, ao encontrar um morcego caído por aí, a recomendação é que acione o CCZ, que irá até o local recolher o animal para fazer análise e descobrir se ele está ou não contaminado, além de reforçar a vacina dos cães e gatos.

Em caso de lesão provocada por animais, mesmo que sejam conhecidos, é necessário buscar uma unidade de saúde para tomar a vacina contra raiva, e acompanhar o animal.

Então, é hora de verificar a cardeneta de vacinação do seu pet e caso tenha mais de um ano da vacinação contra a raiva, aproveite a campanha do CCZ. É nesta terça-feira (28), das 8h às 11h, na Praça Ary Coelho, que fica localizada na Rua 14 de Julho, Centro.