A CCR MSVia realizou, na manhã desta sexta-feira (23), o 7º Simulado Anual de Acidente com Produto Perigoso, na /MS, na altura do km 466, em Campo Grande. O exercício contou com a participação de instituições de trânsito e resgate, e teve o objetivo de alinhar protocolos e treinar a ação integrada de ocorrências.  

O treinamento simula em escala real um acidente envolvendo dois veículos de passeio e uma carreta tanque, carregada com óleo diesel. Vários órgãos não sabiam que se tratava de simulação para que os tempos de resposta fossem avaliados. O início da operação se dá com uma comunicação de acidente ao Disque CCR MSVia (0800 648 0163), que imediatamente acionou o Centro de Controle Operacional (CCO) da MSVia.

No cenário criado, uma BMW realizou ultrapassagem forçada em local proibido, com faixas contínuas duplas, vindo a colidir frontalmente com o caminhão, que seguia com produto perigoso, abalroando na sequência outro veículo de passeio. Com o impacto da colisão, o tanque da carreta foi danificado, ocasionando derramamento do produto.

O acidente gerou 4 vítimas, sendo 3 graves e uma fatal, todas interpretadas por voluntários especialmente preparados, inclusive com maquiagem e efeitos visuais imitando sangue. As equipes de resgate foram mobilizadas para realizar o atendimento no local do acidente. Como parte da simulação, as pessoas resgatadas foram levadas para a Santa Casa e a Unidade de Pronto Atendimento mais próxima, enquanto outra equipe atuou para conter o vazamento, adotando todas as medidas necessárias. O atendimento às vítimas é feito por uma equipe do SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário) da Concessionária, e do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Para ampliar o raio de ação do simulado, foi instalado no local um sistema de transmissão on-line das atividades por meio de câmeras e som ao vivo. As imagens são assistidas ao vivo por técnicos e especialistas em uma sala especial instalada na Sede da MSVia, onde funciona o Centro de Controle Operacional.

 

Participaram do exercício equipes do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) da CCR MSVia, Militar de , Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Polícia Rodoviária Federal (PRF/MS), Polícia Militar Rodoviária de Mato Grosso do Sul (PMMS), Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul (PMA/MS), Força Aérea Brasileira (FAB), Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS), Coordenadoria Geral de Perícias, Defesa Civil Estadual de MS, Defesa Civil de Campo Grande, Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Grupo Ambipar e Transportadora Kátia Locatelli.