Nesta semana, o presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Alexandre Lopes, confirmou a realização das provas do (Exame Nacional do Ensino Médio) marcadas para os dias: 17 e 24 de janeiro (versão manual) e para os dias 31 de janeiro e 07 de fevereiro (versão digital).

Para participar, listamos os itens obrigatórios, optativos e proibidos para as provas do :

ITENS OBRIGATÓRIOS:

Cartão da Inscrição: O Cartão de Confirmação da Inscrição do Enem é o único documento, que comprove a sua inscrição no exame. Em caso de divergência no documento, o participante não poderá realizar as provas nas datas marcadas pelo Inep.

Documento oficial com foto: O participante deve apresentar um dos seguintes documentos oficiais com foto: Carteira de Identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho e da Previdência Social (CTPS), Carteira de Reservista, Passaporte ou Boletim de Ocorrência (extravio, perda ou roubo).

Caneta: O participante deverá portar apenas caneta fabricada de material transparente e de tinta preta (tanto o tinteiro e o corpo da caneta do candidato).

Equipamentos de Proteção contra a Covid-19: O participante deverá levar (não há restrição quanto ao modelo, cor e estampa) e o álcool em gel;

ITENS PERMITIDOS:

Declaração de Comparecimento: A Declaração de Comparecimento do Enem é um documento optativo, ele serve para justificar a ausência do trabalho no dia da prova.

Lanche: O participante pode levar lanche e bebida para os locais de provas, porém, o alimento deve estar totalmente lacrado em sua embalagem ou seja armazenado em recipiente transparente (caso a embalagem seja violada, antes de sua conferência).

Aparelhos eletrônicos: O candidato poderá portar aparelhos de celulares, porém, deverão desativar o alarme e desligar o celular ao entrar no local de prova (se possível, retire a bateria do seu celular). Caso o aparelho toque na sala, será eliminado do Enem.

Bolsas, mochilas e guarda chuva: O candidato poderá levar bolsas, mochilas e o guarda chuva, porém, devem ser colocados debaixo da cadeira ou na frente da sala (cada coordenador deve adotar alguma medida) e não poderá usar durante a prova.

Carteira, moedas e outros acessórios: O candidato deverá colocar no porta-objetos todas as moedas, carteira com os documentos, cartão da inscrição e demais itens;

ITENS PROIBIDOS:

Material Escolar: Caneta que NÃO seja esferográfica de cor preta e tubo transparente, lápis, régua, calculadora, lapiseira, marcador de texto, livros, anotações e similares.

Acessórios: Óculos escuro, relógio e artigos de chapelaria (boné, por exemplo).

ORIENTAÇÕES FINAIS:

Local de Prova: Conheçam o seu local de prova (dois dias antes da prova);

Vestuário: Não há restrição quanto ao vestuário, portanto, usem roupas confortáveis, de acordo com as condições climáticas de sua cidade e da estrutura do local de prova. É importante frisar, que as salas de aplicação vão manter as janelas e portas abertas para manter a circulação do ar natural, ou seja, ventiladores e o ar condicionado vão ficar desligados durante a realização da prova manual, digital e da reaplicação.

Alimentação: Evitem alimentos gordurosos, excesso de açúcar, fritura e carboidrato (véspera e no dia do exame). Os alimentos podem interferir no seu rendimento no dia.