Campo Grande terá Dia D de prevenção ao câncer de boca com triagem e orientação profissional

Mato Grosso do Sul é o segundo Estado com maior incidência de câncer bucal na região Centro-Oeste

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Campanha é realiza há anos na Capital como forma de prevenção
Campanha é realiza há anos na Capital como forma de prevenção

A Prefeitura de Campo Grande, em parceria com o CRO-MS (Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul), promove nesta sexta-feira (5) o Dia D da campanha de prevenção ao câncer de boca, na Praça Ary Coelho, das 8h às 16h. No local, profissionais vão realizar triagens para diagnosticar possíveis lesões, além orientar a população sobre os fatores de risco, sintomas e métodos de prevenção contra a doença.

O câncer de boca pode afetar várias estruturas anatômicas como, lábios, gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas), orofaringe e a região embaixo da língua.

O secretário municipal de saúde, José Mauro Filho, pontua que a prevenção é um dos fatores mais importantes quando se trata do câncer de boca. “Temos que alertar a nossa população sobre os riscos dessa patologia, que é mais presente do que imaginamos e pode ser evitada com os devidos cuidados”, afirma.

Incidência

Mato Grosso do Sul é o segundo estado com maior incidência desse tipo de câncer na região Centro-Oeste, ficando atrás apenas de Goiás, segundo dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer). Estima-se que 220 novos casos sejam registrados em todo 2021 em MS, sendo 80 deles na Capital.

Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de cura. Foto: Reprodução

 

Fatores de risco

Entre os fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de boca estão o tabagismo e o consumo excessivo de álcool. Para se ter ideia, o risco é 30 vezes maior para os indivíduos que fumam e bebem do que para aquelas pessoas que não o fazem.

Além disso, também é fator de risco a exposição ao sol sem proteção, pois pode desencadear câncer de lábio. Excesso de gordura corporal, infecção pelo HPV, que se relaciona ao câncer de orofaringe e exposição a agentes oncogênicos como herbicidas, produtos químicos e pesticidas estão entre os demais fatores de risco para a doença.

Sintomas

Feridas na boca indolores e de longa cicatrização podem indicar câncer de boca. Outros sintomas são ulcerações superficiais, indolores, que podendo sangrar ou não, e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal. Dificuldade para falar, mastigar e engolir, além de emagrecimento acentuado, dor e presença de linfadenomegalia cervical, ou seja, caroço no pescoço, são sinais de câncer de boca em estágio avançado.

Prevenção

  • Hábitos saudáveis são a melhor forma para se prevenir o câncer bucal. Confira a seguir dicas que podem ajudar nesse processo:
  • Evitar o consumo excessivo de álcool;
  • Evitar fazer uso excessivo de cachimbos e cigarros;
  • Evitar exposição ao sol sem proteção;
  • Evitar o uso de próteses desajustadas à sua boca;
  • Ter uma boa higiene bucal, escovando os dentes quatro vezes ao dia, de preferência após todas as refeições;
  • Ter um acompanhamento odontológico frequente;
  • Manutenção de uma dieta saudável, rica em frutas e legumes;
  • Procurar atendimento odontológico se perceber qualquer tipo de alteração como: feridas, inchaços ou manchas.

Campanha

O Dia D contra o Câncer Bucal vai ser realizado das 8h às 16h, na Praça Ary Coelho. Além disso, segundo a Prefeitura Municipal, durante todo o mês, as 72 unidades básicas estarão intensificando os atendimentos à população para a detecção e prevenção do câncer de boca.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados