Os moradores de que precisarem realizar testagem contra a Covid-19 poderão encontrar testagem RT-PCR, considerado ‘padrão ouro’ para a detecção do vírus em 24 unidades de saúde da Capital. Os agendamentos dos exames podem ser feitos aos sábados, domingos e feriados.

Conforme a (Secretaria Municipal de Saúde), a partir desta terça-feira (22), toda a demanda do Município será concentrada nestas unidades após a desativação do serviço de Drive Thru do . O agendamento em treze delas será feito exclusivamente por meio do telefone 0800 647 0911 e nas outras doze diretamente nas unidades da Rede de Atenção Primária, com indicação de um profissional de saúde.

O RT-PCR é também conhecido como swab, pois utiliza uma aste flexível (cotonete) para colher pelas narinas e garganta o material genético do paciente. Conforme a indicação do Ministério da Saúde, recomenda-se que seja coletado o material do paciente entre o terceiro e sétimo dia de sintomas, preferencialmente, quando a carga viral é maior. Mas também pode ser feito até o décimo dia. O resultado costuma sair entre 24 a 72 horas.

A expectativa é de que estas unidades absorvam uma média de 250 exames a mais por dia, que estavam sendo realizados no Drive Thru. A capacidade atual é de mais de 600 exames dia.

Pelo serviço 0800, a coleta é agendada e confirmada por um SMS, mensagem por celular, com a data, o horário e o local.O processamento do resultado desses exames é feito através do Lacen – laboratório central do governo do Estado.  O cidadão poderá consultar o resultado do exame no site da Secretaria de Estado de Saúde, clicando aqui.

Exames RT-PCR com agendamento realizado pelo Disk Covid – 0800-6470911

Segunda a sexta-feira

USF Cristo Redentor

UBS Universitário

USF Mata do Jacinto

USF Estrela Dalva

USF

USF Zé Pereira

USF Jardim Azaléia

USF Los Angeles

USF

Clínica da Família Iracy Coelho

Clínica da Família Portal Caiobá

USF Vila Fernanda

Sábado domingos e feriados

USF Parque do Sol

Exame de RT-PCR com agendamento realizado pelas unidades da Atenção Primária

Segunda a sexta-feira

USF Batistão

UBS 26 de Agosto

USF Tiradentes

UBS Dona Neta

USF Moreninha

USF

USF Oliveira

USF Nova Bahia

USF São Francisco

USF Aero

Sábado domingos e feriados

USF Parque do Sol