Pular para o conteúdo
Cotidiano

Campo Grande pode amanhecer sem ônibus na quarta se Consórcio não pagar ‘vale’ até 16h

Os motoristas de ônibus de Campo Grande preparam paralisação logo nas primeiras horas de quarta-feira (24) caso o Consórcio Guaicurus não realize o pagamento do ‘vale’, o adiantamento de parte do salário, conforme é feito todo mês. Se o pagamento não acontecer até às 16h desta terça-feira (23), cerca de 500 ônibus não sairão das […]
Arquivo -

Os motoristas de ônibus de preparam paralisação logo nas primeiras horas de quarta-feira (24) caso o não realize o pagamento do ‘vale’, o adiantamento de parte do salário, conforme é feito todo mês.

Se o pagamento não acontecer até às 16h desta terça-feira (23), cerca de 500 ônibus não sairão das garagens às 5h como ocorre todos os dias. A paralisação terá duração de 2h, ou seja: os veículos começam a circular somente às 7h. “Já deixamos claro que na quarta-feira vai ter paralisação caso não haja o pagamento, com assembleia para votar “, disse o diretor financeiro do STTCU (Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Coletivo Urbano de Campo Grande), William Alves.

Neste período, os trabalhadores planejam uma assembleia para aprovar o indicativo de greve, que pode ser deflagrada já na sexta-feira (26). “Tem o prazo legal de 48h para que avise toda a população, caso seja deflagrada a greve”, pontua William.

Em nota, o Consórcio Guaicurus informou ao Jornal Midiamax que o pagamento será feito nesta terça-feira.

Atraso

“Era para ter feito este pagamento no dia 20, mas como dia 20 foi sábado, era para ter saído o adiantamento ontem (segunda-feira, 22). A empresa já vem questionando vários dias já, dizendo que está sem dinheiro, talvez não ia ter o dinheiro para pagar o vale. Se ela não pagar os funcionários até esta terça-feira, 16 horas, horário bancário, na quarta-feira, não vai ter ônibus, os trabalhadores vão cruzar os braços e não vai ter transporte coletivo em Campo Grande”.

O adiantamento, que está registrado em acordo coletivo refere-se a 40% do salário. Ao todo, o Consórcio Guaicurus tem 980 funcionários, segundo o sindicato. Antes da , eram em torno de 1.500 funcionários. Assim, o salário base de um motorista de ônibus é de R$ 2,1 mil.

Ônibus lotado

Passageira do ônibus linha 072, T. Morenão T. Nova Bahia enviou a foto do ônibus lotado por volta das 19 horas desta segunda-feira (22) em embarcar no ponto em frente ao Shopping Campo Grande, na Avenida Afonso Pena. “Coloca todos em risco com o vírus covid que está aí” diz a auxiliar administrativa de 40 anos que trabalha no shopping e prefere não se identificar.

“Venho aqui mostra e pedir ajuda de vocês, pois tidos os dias só está piorando os ônibus de Campo Grande. Hoje de novo esperei o ónibus da linha 072. Conforme a tabela, deveria passar as 18:30h no Shopping Campo Grande. Só que não passou de novo. O ônibus passou às 19h, lotado” diz ela.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados