Campo Grande mantém referência nacional em redução de perdas e preservação de água
Nesta segunda-feira (22) foi comemorado o Dia Mundial da Água, que alerta e reflete sobre o acesso aos serviços de saneamento básico. Dados do SNIS (Serviço Nacional de Informações sobre Saneamento) divulgados pelo Instituto Trata Brasil, apontam que Campo Grande mantém a nacional em redução de perdas e preservação de água, pelo 5° ano consecutivo. […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Nesta segunda-feira (22) foi comemorado o Dia Mundial da Água, que alerta e reflete sobre o acesso aos serviços de saneamento básico. Dados do SNIS (Serviço Nacional de Informações sobre Saneamento) divulgados pelo Instituto Trata Brasil, apontam que Campo Grande mantém a nacional em redução de perdas e preservação de água, pelo 5° ano consecutivo.
Neste ano, o ranking nacional traz pela primeira vez a classificação do Índice de Perdas Volumétricas, que avalia a quantidade de litros de água perdidas por dia por ligação. O cálculo mede o volume de perdas ao número de ramais de ligações de água dos usuários. Em áreas urbanas, que possuem densidade de ramais, esse indicador pode traduzir melhor a quantidade de água perdida, uma vez que os vazamentos de água ocorrem, de 80% a 90%.
Neste índice a Capital também se classifica entre as melhores com 119,85 litros por manutenção, enquanto a média nacional da perda volumétricas é de 454,75 litros por ligação ao dia.
Segundo o presidente da concessionária Águas Guariroba, Themis de Oliveira, a concessionária, explica que a média do país em perdas de água é de 35,66%, na Cidade Morena o índice é de 19,97%, conforme o ranking. Estas perdas são, na maioria das vezes, devido a vazamentos, furtos, roubos ou erros de medição.
“Investimos em novas tecnologias de monitoramento voltadas a redução de perdas de água. Para chegarmos a esses índices foram aplicadas, maior dinâmica para atendimento a reparos e vazamentos e um cronograma de revitalização da rede de água em setores da cidade, que somaram aproximadamente 18 quilômetros de rede revitalizada”, finaliza.
Já sobre o acesso ao tratamento de esgoto, 80% dos bairros da cidade contam com o serviço, sendo 100% do que é coletado recebe tratamento adequado antes de voltar para o meio ambiente.
Notícias mais lidas agora
- Com mudanças no feriado, repartições municipais estarão fechadas a partir desta quinta-feira
- Governo do Estado altera Dia do Servidor Público e decreta ponto facultativo em 14 de novembro
- Duas mulheres e uma adolescente são resgatadas por PMs após ficarem ilhadas em correnteza em Campo Grande
- VÍDEO: Furacão Milton ganha ‘Big Brother’ com câmeras ao vivo na internet
Últimas Notícias
Campo-grandense que enganou Exército por 30 anos terá que devolver R$ 3,2 milhões
Se passou como filha de um ex-combatente da Segunda Guerra Mundial
Bioparque Pantanal realiza evento global de observação de aves
O Bioparque Pantanal realiza o Big Day, evento global que reúne grupos em todo o mundo para a observação de aves, neste sábado (12). Trata-se da terceira vez que o local recebe os participantes no Parque das Nações Indígenas. Os observadores terão desafios como identificar aves em diferentes níveis de dificuldade, compartilhar uma foto da…
Missões internacionais dizem que eleições ocorreram de forma ordenada
Os representantes do Parlasul reconheceram que o pleito ocorreu de forma pacífica
1,1 mil celulares apreendidos em presídios de MS são entregues a alunos de escolas públicas
Dispositivos passam por rigorosa verificação
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.