Pular para o conteúdo
Cotidiano

Campo Grande dá início a projeto para castração gratuita de até 600 cães e gatos por mês

ONGs com cadastro na prefeitura poderão encaminhar animais para realizar procedimento
Arquivo - Publicado em
Compartilhar
Primeiro dia do programa contou com castração de 30 gatos
Primeiro dia do programa contou com castração de 30 gatos

Campo Grande iniciou nesta terça-feira (21) programa de castração pública de cães e gatos, que irá realizar procedimentos em até 600 animais por mês. Por enquanto, apenas uma clínica veterinária foi habilitada: a Amor em Pet, localizada no Bairro Monte Castelo. Outras clínicas podem aderir ao programa, confira o edital neste link.

As castrações serão divididas da seguinte forma: 300 cães (150 machos e 150 fêmeas) e 300 gatos (150 machos e 150 fêmeas).

Inicialmente, o programa atenderá exclusivamente animais que estejam em situação de vulnerabilidade e abrigados em ONGs cadastradas no sistema da prefeitura.

O objetivo é fazer o controle populacional dos animais, declarou o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (sem partido). “Campo Grande adota o bem-estar animal, diante da proliferação, principalmente, em bairros com pessoas com menos renda, que não conseguem arcar com a castração”, disse.

Ele citou a importância que os animais de estimação têm na vida das pessoas. “Muitas o consideram como membro da família”, pontuou.

Para ter uma ideia do tamanho do ‘problema’, a Subsecretaria do Bem-Estar Animal está realizando levantamento. “até o dia 24 de setembro estará aberto banco de dados para as ONGs informarem, para termos um panorama”, disse a titular da pasta, Ana Cristina Camargo.


Primeiro dia do projeto teve a castração de 30 gatos na clínica Amor em Pet – Foto: Marcos Ermínio / Midiamax

Por ser a única clínica habilitada, a Amor em Pet poderá receber os 600 cães e gatos em um mês. A proprietária, Laura Metello, informou que a empresa tem condições de atender a demanda e detalhou o tempo para cada cirurgia. “São 10 minutos para gatos e cães machos, 15 minutos para gatas fêmeas e 25 minutos para cadelas”, comentou.

As clínicas habilitadas terão prazo de 1 ano para permaneceram ativas no cadastro da prefeitura, podendo ter a vigência revogada. O prazo continua aberto para outros estabelecimentos aderirem ao programa.

Atualmente, Campo Grande conta ainda com ações de castração no CCZ (Centro de Controle de Zoonose) e no Castramóvel. A soma dos projetos perfaz uma capacidade de realizar 1.320 castrações realizadas por mês.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre 'cratera' na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra 'fotógrafo de ricos' em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Escolas rurais da Reme, de Campo Grande, voltam às aulas dia 17

Decisão ocorreu devido a fatores climáticos e de logística

Cotidiano

Castramóvel, Drive-thru da Oração e Ação do Procon interditam trânsito de Campo Grande neste fim de semana

Há interdições previstas para segunda, terça e quarta-feira também

Polícia

Lojas de tênis alvo de fiscalização reabrem com os mesmos produtos no centro de Campo Grande

As lojas foram fiscalizadas na última quarta-feira (5)

Polícia

Homem tenta esfaquear outro e acaba agredido com soco na Praça Ary Coelho

Vítima foi levada até a UPA Coronel Antonino na tarde desta sexta-feira (7)