Campanha quer encontrar pais para crianças ‘esquecidas’ em abrigos; Saiba como participar
Ação quer encontrar famílias para crianças que acabam ‘sobrando’
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Por não se encaixarem em perfis desejados por pretendentes à adoção, muitas crianças e adolescentes enfrentam mais tempo em unidades acolhedoras, privadas do direito de ter uma família.
A chamada busca ativa tem como objetivo a implementação de estratégias para dar efetividade à garantia constitucional de convivência familiar.
Ela pode ser desenvolvida mediante divulgação, com prévia autorização judicial, de dados, imagens e informações sobre crianças e adolescentes que não estão encontrando interessados em recebê-los em adoção.
Se é verdadeira a frase “quem não é visto não é lembrado”, a campanha busca mudar este quadro e dar visibilidade aos acolhidos, os quais, por meio de postagens publicadas nas redes sociais institucionais, revelam as suas habilidades, potencialidades, qualidades e sonhos.
Campanha
Para reverter este cenário, o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) com participação do MPMS (Ministério Público do Estado de MS) e Grupos de Apoio a Adoção estão com uma campanha que trata da busca ativa de famílias para adoção em todo o Estado, após esgotadas as possibilidades da criança retornar à família de origem e das buscas sem sucesso por família adotiva pelo SNA (Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento).
Assim, pretende-se sensibilizar a sociedade para o perfil especial desses meninos e meninas que, por serem maiores, possuírem alguma patologia ou pertencerem a grupo de irmãos, estão sem perspectivas de inserção familiar.
É defendida a possibilidade de aproximação e desenvolvimento de laços efetivos com vistas à adoção, independentemente da idade ou eventual condição de saúde, rompendo preconceitos e mitos.
Conforme registros do SNA, atualmente existe significativo número de acolhidos no Estado de Mato Grosso do Sul aptos à adoção, mas que ainda não conseguiram família substituta, pois a preferência das famílias habilitadas é por crianças mais novas e saudáveis, o que não destoa do cenário nacional.
Os interessados na adoção de alguma criança ou adolescente participante da campanha veiculada no perfil institucional dos órgãos envolvidos deverão entrar em contato com o Núcleo de Adoção da Vara da Infância e Adolescência da respectiva comarca, pelos telefones indicados, para que obtenham mais informações.
Notícias mais lidas agora
- Midiamax entrega ao MP vídeo de David que implica Beto Pereira em corrupção no Detran-MS
- Beto Pereira tem derrota dupla na Justiça Eleitoral ao tentar impedir adversários de citar ‘ficha suja’
- Beto Pereira colocou prima como diretora para facilitar corrupção no Detran-MS, revela David
- Despachante propõe delação ao MP e aponta Beto Pereira como chefe da corrupção no Detran-MS
Últimas Notícias
Corinthians se acanha após dominar Inter, é punido com empate e fica na zona de rebaixamento
Yuri Alberto fez os dois gols do Corinthians e ainda teve um anulado
Com campo-grandense em quadra, Brasil enfrenta Argentina na final da Copa do Mundo
Ala Marcênio está retornando após recuperação de lesão e deve ter minutos em quadra
Com R$ 50 milhões na Mega-Sena, confira as dezenas sorteadas nas Loterias neste sábado
Dezenas sorteadas no Concurso n.º 2783 da Mega-Sena foram: 07; 30; 38; 39; 43; e 54
Perseguição da Polícia à motociclista passa por cinco bairros e termina em prostíbulo
Durante a perseguição, garupa caiu da moto e fugiu. Motociclista disse que fugiu por medo da moto ser apreendida
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.