Cotidiano

Bombeiros de MS terão R$ 1,3 milhão por ano para resgate aéreo avançado

O investimento vai custear o funcionamento da aeronave e outros serviços

Renan Nucci Publicado em 05/04/2021, às 17h25

Aeronave utilizada pelo Corpo de Bombeiros em MS
Aeronave utilizada pelo Corpo de Bombeiros em MS - Sejusp-MS

Termo de cooperação firmado entre a Sejusp-MS (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul), a SES (Secretaria de Estado de Saúde) e o Corpo de Bombeiros garante o repasse de R$ 1,3 milhão anual à corporação. O valor será destinado ao Grupamento de Operações Aéreas dos bombeiros, para uso no serviço de resgate aéreo avançado em atendimentos de urgência e emergência.

O investimento vai custear o funcionamento da aeronave modelo Baron, bimotor, bem como o suporte às atividades de resgate. “O recurso financeiro específico para essa atividade de resgate aéreo vai possibilitar mais atendimentos à população de maneira geral”, afirmou o diretor de Saúde e Assessor Técnico do Corpo de Bombeiros, Marcelo Fraiha. O avião será empregado também no transporte de órgãos e tecidos humanos para transplantes, transporte de pacientes e materiais.

Com a intervenção precoce, em casos onde o resgate aéreo é de fato necessário, é possível reduzir o índice de mortalidade, minimizar sequelas e aumentar as chances de sobrevida, como cita o Termo de Cooperação.  De acordo com o protocolo de atendimento, a aeronave terá, além de piloto e co-piloto, um médico e um enfermeiro, ambos bombeiros.

Para que o avião possa ser acionado, a distância de deslocamento precisa ser, no mínimo, de 500 quilômetros, conforme explicou o comandante do Grupamento de Operações Aéreas (GOA), coronel Luidson Borges Tenório Noleto.

“Entre ida e volta, a distância mínima para que a aeronave seja deslocada é de 500 quilômetros. Desta forma conseguimos viabilizar o serviço. Mas é claro que existem exceções que serão reguladas pelas equipes do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Saúde”, afirmou o coronel Noleto.

Jornal Midiamax