As aulas da Reme (Rede Municipal de Ensino) de Três Lagoas retornarão ao formato 100% presencial a partir da próxima segunda-feira, 4 de outubro. A volta ao modelo presencial será para os mais de 16 mil estudantes matriculados. As aulas remotas só serão admitidas em casos excepcionais que devem ser comprovados com laudo médico, confirmando a necessidade do estudante se manter em isolamento.

Hoje, a Reme já está atendendo nas unidades escolares, 76% dos alunos já estão comparecendo às aulas de forma híbrida, e nos CEIs (Centros de Educação Infantil) 73% dos alunos matriculados.

“Três Lagoas está com o perfil epidemiológico que nos permite esse retorno com mais tranquilidade já que grande parte da população já foi imunizada e também nossos profissionais da educação. A diminuição de casos positivados também é um dos fatores que nos auxiliou na decisão e hoje não há nenhum caso de Covid na Reme”, explicou a secretária de Educação e Cultura, Angela Brito.

A secretária acrescentou ainda que: “em julho fizemos uma avaliação de diagnóstico e sabemos onde está o déficit da aprendizagem dos nossos estudantes. O diagnóstico mostrou que teremos muito trabalho pela frente. Com as aulas remotas os estudantes tiveram uma perda na aprendizagem que só será possível recuperar ao longo dos próximos anos, principalmente nossos estudantes em fase de alfabetização. Ficou evidenciado o quanto é fundamental a função do professor mediando o processo de ensino e aprendizagem, aliás esse foi um dos legados positivos da pandemia para a educação. Nenhuma tecnologia por mais avançada que seja substituirá o papel do professor dentro de sala de aula”, acrescentou Angela Brito.

Crianças de 0 a 3 anos 

A secretária lembrou que crianças de 0 a 3 anos não são obrigadas a voltar para o presencial desde que os pais ou responsáveis desistam da vaga formalmente no CEI em que seu filho estuda. Existem muitas crianças que necessitam dessas vagas.

“A meta do Plano Nacional de Educação é atingir, até 2025, 50% dessa faixa etária (zero a 3 anos) e Três Lagoas já está cumprindo a meta, inclusive do Plano Municipal. Nossa Rede Municipal atende 80% da demanda manifesta de crianças até três anos”, completou Angela.

Alunos de 4 a 17 anos

Já os estudantes de 4 a 17 anos, segunda a legislação brasileira, são obrigados a frequentar a , sendo dever dos pais e responsáveis não os deixar fora da escola. “Nosso lema é Fora da Escola não pode”.

As escolas das áreas rurais também voltarão às aulas 100% presenciais nesta segunda-feira (4). A frota de ônibus escolar funcionará normalmente para atender os estudantes.

“Não há como não comemorar esse retorno às aulas presenciais, pois irá fortalecer o processo de ensino e aprendizagem. E, é nesse retorno que continuaremos a avaliar os prejuízos e as lacunas de aprendizagem produzidas pelo período pandêmico ao qual nos obrigou a inventar uma nova forma de ensinar — o ensino remoto”, desabafou a secretária.