Campo Grande abriu repescagem para vacinar os jovens a partir de 18 anos mais uma vez nesta quinta-feira (12), mas ainda há muitos adultos que ainda não compareceram aos drive-thrus e pontos de ção. Com a rotina corrida, muita gente não foi vacinada, mas é essencial que os jovens compareçam para que a cidade possa garantir a imunidade coletiva. Ao todo, 26,2 mil adultos não tomaram nem a primeira dose da vacina contra o coronavírus na Capital. 

Os dados foram divulgados no Diário Oficial do Estado nesta quinta (12). Conforme a SES, Campo Grande lidera entre as cidades com pessoas de 18 anos ou mais que ainda não foram vacinadas. Ao todo, 26.233 campo-grandenses a partir dos 18 anos ainda não tomaram nem a primeira dose. Em Dourados, ainda falta vacinar 17.500 pessoas dessa faixa etária. Em seguida, estão as cidades de Três Lagoas, onde falta vacinar 9.090 adultos; Paranaíba, com 7 mil pessoas; Chapadão do Sul, com 6.260; Fátima do Sul, com 6.087; Costa Rica, com 4 mil; Coxim, com 3.090; Aparecida do Taboado, com 3 mil; São Gabriel do Oeste, com 2,5 mil; Bataguassu, com 2.480; entre outras. A tabela aponta que, no total, ainda falta vacinar 103.618 adultos em Mato Grosso do Sul. 

Entretanto, os dados divulgados divergem com as informações disponíveis no Vacinômetro da SES. Na base de dados sobre a vacinação disponibilizada pela secretaria, Campo Grande teria uma população de 685,9 mil pessoas com 18 anos ou mais, sendo que 82,22% dos adultos já foram vacinados com ao menos uma dose da vacina. Sendo assim, ainda faltaria vacinar 121,9 mil pessoas somente na Capital para atingir 100% dos adultos vacinados com ao menos uma dose.  Referente à população geral, de todas as idades, 62,24% dos campo-grandenses foram vacinados com ao menos uma dose e 37,57% têm o ciclo vacinal completo. 

A campanha de vacinação tem avançado cada vez mais e, em apenas cinco dias, a (Secretaria Municipal de Saúde) saiu da faixa etária dos 25 anos para vacinar os jovens de 18 anos ou mais. Nesta quinta (12), já é o segundo dia de repescagem para os jovens de 18 anos ou mais. 

De acordo com o Vacinômetro, só na última semana, Campo Grande aplicou 66,6 mil doses de vacina, sendo 43,8 mil para a 1ª dose. A Capital aplicou, em média, 9,5 mil doses por dia. 

Imunidade coletiva próxima em MS

Mato Grosso do Sul tem 49 municípios que já concluíram a 1ª dose da vacinação da população adulta contra covid. Dessa forma, a expectativa é de que o Estado deve alcançar a ‘imunidade coletiva' no fim de semana. A informação é do secretário estadual de saúde, Geraldo Resende. “Ultrapassamos 85% da população adulta vacinada com a primeira dose. Se continuarmos nesse ritmo, neste final de semana vamos atingir os 90% com a D1 aplicada”, declarou.

Não se esqueça da 2ª dose

Campo Grande tem 4.635 pessoas que escaparam da 2ª dose e deixaram de completar o ciclo vacinal. Dados da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) apontam que essas pessoas deveriam ter tomado a segunda dose da vacina entre os meses de fevereiro e junho, mas ainda não compareceram. 

Sem a segunda dose da vacina, o indivíduo não tem a proteção completa do imunizante. As vacinas contra a garantem proteção porque previnem a doença, especialmente nas formas graves, reduzindo as chances de morte e internações. Embora não impeça o contágio e nem a transmissão do vírus, a vacinação é essencial, já que induz o sistema de defesa do corpo a produzir imunidade contra o coronavírus pela ação de anticorpos específicos, segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações.