O dia da dona de casa é celebrado neste domingo (31). Depois de décadas de lutas, muitas mulheres ainda desconhecem os assegurados pela constituição, e continuam sendo a maioria nos afazeres domésticos.

Conforme uma pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em 2019, a população com 14 anos ou mais de idade dedicava em média, 16,8 horas semanais aos afazeres domésticos ou ao cuidado de pessoas, sendo 21,4 horas semanais para as mulheres e de 11,0 horas para os homens.

De 2016 para 2019, essa diferença entre as médias masculina e feminina aumentou de 9,9 para 10,4 horas semanais.

Também em 2019, 146,7 milhões de pessoas com 14 anos ou mais de idade realizaram afazeres domésticos, o equivalente a 85,7% desta população. O percentual de mulheres que realizam esses afazeres somou (92,1%), sendo bem mais alto que o dos homens (78,6%).

Em 2018, esses percentuais eram 85,6% (total), 92,2% (mulheres) e de 78,2% (homens), com variação de 0,4 pontos percentuais na taxa masculina.

Mulheres trabalham mais em casa do que homens independentemente de cor ou raça

A mesma pesquisa revela que em 2019, a maior taxa de realização dos trabalhos domésticos ocorreu entre as mulheres pretas, de 94,1%, contra 91,5% das brancas e 92,3% das pardas. As taxas de realização de afazeres domésticos pelas mulheres são sempre mais altas que as dos homens dos mesmos grupos de cor ou raça (80,4%, 80,9% e 76,5%, respectivamente).

Direito das mulheres em MS

O (Instituto Nacional do Seguro Social) de informou que as donas de casa do Estado tem direitos garantidos por lei, desde que mantenham as contiruibuiçõs regulares. Confira abaixo alguns direitos e deveres da trabalhadora do lar:

O que é necessário para se registrar como profissional do lar?

Para o INSS não existe nenhuma necessidade de fazer o registro profissional. Isso não é impeditivo de ter acesso aos nossos benefícios.

Quais direitos assistem essas mulheres?

O segurado feminino tem todos os direitos do INSS, sendo auxilio doença, salario maternidade, aposentadorias (idade ou tempo) e deixa pensão para esposo ou filhos menores de 21 anos.

A questão é que a segurada tenha as contribuições regulares, ou por trabalho em Carteira ou pago em dia como Contribuinte Individual.

Devem pagar carnê-leão?

Sim, no INSS os direitos são através das contribuições e estando em dia.

Como se aposentam?

Hoje, as seguradas que já estavam em cadastradas no INSS, necessitam ter 61 anos de idade e o tempo mínimo de 15 anos de contribuição.