Pular para o conteúdo
Cotidiano

Após ‘Semana do Saco Cheio’, escolas estaduais buscam alunos que não voltaram às aulas em MS

Alunos que continuam faltando sem justificativa receberão falta
Arquivo -
Aulas remotas deixam de existir e ensino será totalmente presencial no Estado.
Aulas remotas deixam de existir e ensino será totalmente presencial no Estado.

As escolas estaduais retomaram as aulas 100% presenciais em outubro e, depois da ‘Semana do Saco Cheio’, as equipes fazem a busca ativa por alunos que ainda não voltaram à rotina em Mato Grosso do Sul. Como a semana anterior foi de feriado, os alunos ainda tiveram poucos dias de aula totalmente presencial, mas a SED (Secretaria de Estado de Educação) já tem entrado em contato com os estudantes que faltaram às escolas. 

A SED explica que após o período conhecido como ‘Semana do Saco Cheio’, tem trabalhado com orientações às unidades da Rede Estadual voltadas à busca ativa. Com a busca, equipes escolares entram em contato com estudantes ou responsáveis pelos alunos que ainda não retornaram às atividades presenciais. 

A busca ativa é uma das iniciativas utilizadas para evitar a evasão escolar e tem sido posta em prática desde o período em que as aulas ainda estavam híbridas, ou seja, com alunos divididos entre o ensino presencial e remoto. “[A iniciativa] faz parte de um conjunto de ações realizadas pela SED e também pelas escolas da Rede, com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a importância do retorno presencial às aulas neste início de 4º bimestre”. 

Alunos levam falta? 

Durante a live que anunciou o retorno às aulas 100% presenciais, o secretário adjunto Edio Antônio Resende de Castro havia dito que os alunos que não comparecessem em um primeiro momento, não levariam falta. “Foi por que o pai não deixou vir? Foi por que está trabalhando para ajudar na renda? Eu peço que o gestor escolar entenda, que não coloque falta no primeiro momento”. 

Contudo, agora a situação é outra. Em nota, a SED respondeu que os alunos levarão falta caso não deem justificativa para não comparecer à escola. “Por se tratar de período letivo, caso não tenha uma justificativa prévia ou contato com a gestão da escola, por parte dos familiares/responsáveis, serão aplicadas faltas aos estudantes que não estiverem presentes”.

Aulas 100% presenciais

Depois de mais de 500 dias com ensino remoto ou híbrido, as escolas estaduais retomaram as aulas totalmente presenciais em Mato Grosso do Sul. No dia 4 de outubro, o ensino em casa chegou ao fim e todos os alunos tiveram que voltar às escolas. Além disso, as salas de aula não têm mais a restrição na ocupação conforme a bandeira do (Programa de Saúde e Segurança da Economia). 

O secretário adjunto da SED, Edio Antônio Resende de Castro, disse que a volta às aulas presenciais sem limite de ocupação nas salas de aula foi uma decisão unânime durante reunião do Prosseguir. Castro reforçou que a decisão foi possível devido ao alto índice de cobertura vacinal entre adultos e adolescentes. Ele reforçou que o retorno era necessário, pensando também em alunos que sofrem violência em casa ou que precisam da merenda para se alimentarem. “Era necessário voltar o mais urgente possível”, frisou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Grande fato midiático’: Lívio considera CPI como marco do semestre na Câmara

Dia do detento

Condenado a 20 anos, barbeiro foragido é recapturado em Campo Grande

Sindicato oferece 75 vagas para mulheres em curso de construção civil

Por que Richard Ríos se tornou o jogador do Palmeiras mais desejado pela Europa? Entenda

Notícias mais lidas agora

Grávida de 6 meses foi queimada viva e corpo encontrado em casa abandonada

lei da reciprocidade

Relatada por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

BR-163 tem 11 trechos interditados nesta terça-feira em MS; confira

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Cientistas descobrem novo superpoder de animal que vive no Bioparque Pantanal

Monstros mexicanos, os axolotes soltam um muco revolucionário para a medicina

Cotidiano

Governo do Estado firma acordo com 6 cidades para realização de programa de castração de pets

Nesta fase, programa de castração passará por Bonito, Bodoquena, Jardim, Miranda, Nioaque e Guia Lopes da Laguna

Polícia

Sem recursos, família de homem morto por pistoleiros autoriza sepultamento em MS

Willams e sua mulher, Camila Barros Barboza, 35 anos, foram mortos a tiros ao deixarem um estabelecimento comercial em Coronel Sapucaia

Polícia

Polícia é chamada para atender briga de casal e descobre maus-tratos contra irmãos em Campo Grande

Avó das crianças denunciou casal