A divulgou, nesta segunda-feira (15), a retomada dos atendimentos gratuitos, através do SUS, na Cemed (Clínica de Especialidades Médicas). A agenda está aberta para consultas de segunda a sexta-feira. Os serviços presenciais haviam sido suspensos, há quase um ano, por conta da pandemia de .

As consultas serão feitas por ordem de chegada. De acordo com a professora e coordenadora da clínica, Annelise Manfrinatti, o paciente passa por avaliação para receber um plano alimentar personalizado de acordo com as necessidades nutricionais e hábitos alimentares. Os atendimentos são realizados pelos estudantes dos últimos semestres do curso de Nutrição, sob a supervisão dos .

“É preciso compreender que o nutricionista é um profissional de saúde, acima de tudo, e o seu trabalho vai além da perda de peso. Atendemos diversos tipos de patologias, que englobam hábitos alimentares e promoção da saúde de forma integral. Hoje, há um acesso maior a informações gerais com relação à alimentação, mas é preciso enfatizar que nem tudo serve para todos. É somente por meio da avaliação individualizada com o nutricionista que se analisa o que funciona ou não para o paciente. É nesse tipo de consulta que aprofundamos, entendemos o histórico, os hábitos e as preferências do paciente”, explica.

Os atendimentos serão feitos das 7h30 às 11h30, à tarde, das 13h30 às 17h30. Pacientes encaminhados pelos SUS (Sistema Único de Saúde) têm acesso gratuito, no entanto, precisam informar nas unidades de saúde que têm preferência para atendimento na Cemed e aguardar na fila de espera.

Os demais são feitos pela tabela social, com taxa inicial de R$ 40, que inclui um retorno para a retirada do plano alimentar. As demais consultas terão uma taxa de R$ 18. A Cemed fica na rua Nova Era, 480, bairro Itanhangá Park, na esquina com a avenida Fernando Corrêa da Costa.

Para os atendimentos, os pacientes devem seguir os protocolos de biossegurança, coo uso obrigatório de máscaras, distanciamento social e higienização das mãos.