Cotidiano

Após melhora nos números, prefeitura de Corumbá prorroga medidas restritivas

Casos positivos no drive-thru do Samu caíram de 50% para 37%

Ranziel Oliveira Publicado em 09/06/2021, às 13h02

Sede da Prefeitura de Corumbá
Sede da Prefeitura de Corumbá - (Foto: Divulgação / Prefeitura de Corumbá)

A Prefeitura de Corumbá irá prorrogar as medidas restritivas, por mais uma semana, adotas em razão do agravamento da crise de saúde do coronavírus. Com algumas mudanças pontuais, a decisão foi baseada nos dados apresentados em reunião do comitê extraordinário da Covid-19, na manhã desta terça-feira (08).

De acordo com os números apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde, o número de casos positivos testados no drive thru do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) caiu para 37% após a aplicação das novas medidas. Antes, essa taxa era próxima dos 50%. Também houve uma sensível diminuição no tempo de espera por um leito de UTI-Covid na Santa Casa de Corumbá.

Já o GFI, que fez em média 1.800 abordagens até o dia 1 deste mês, realizou 700 abordagens durante a última semana. Apenas quatro pessoas foram encaminhadas à Polícia Civil, sendo dois por organizar festas clandestinas e dois por comercializar bebidas alcoólicas em seus estabelecimentos. Os números ficam ainda mais representativos se considerado o feriado prolongado da última semana.

“Com o balanço feito pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo GFI (Grupo de Fiscalização Integrada), constatamos que nesta primeira semana conseguimos estabilizar os números de casos positivos e de internação provocadas pela Covid. Com esta prorrogação, vamos agora buscar a diminuição desses índices”, afirmou o prefeito Marcelo Iunes, que reiterou a importância da colaboração de toda sociedade.

Mudanças

A principal diferença em relação ao Decreto anterior refere-se aos dias 11 e 12 de junho. Para evitar aglomerações no Centro da cidade nestas duas datas, o horário de abertura do comércio será estendido até às 20 horas para atender aos consumidores e comerciantes durante a celebração do Dia dos Namorados.

Outra mudança é em relação ao horário de funcionamento dos serviços de transporte complementar de passageiros, inclusive por aplicativos, que a partir do dia 8 de junho poderão trabalhar até o início do toque de recolher. O Decreto Nº 2.594 foi publicado no DIOCORUMBÁ desta terça-feira.

Já as aulas presenciais em estabelecimentos de ensino regular privados, inclusive cursos preparatórios em geral seguem suspensas até o dia 15 de junho, exceto creches da rede privada, as quais poderão funcionar limitados a 50% da capacidade total do estabelecimento.

E segue vedado o funcionamento de serviços não essenciais de alto risco, tais como balneários, boliche, sinuca e similares, atrações turísticas e culturais e clubes sociais, permitida nestes últimos a prática de atividades esportivas individuais, desde que em locais abertos.

E fica permitida a realização de celebrações religiosas remotas ou presenciais, com 30% da capacidade do local, limitadas ao máximo de 100 pessoas, independente do tamanho da instituição religiosa, mantidas as medidas de biossegurança aplicáveis ao caso.

Jornal Midiamax