O corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul encerrou a Operação Hefesto

Ação emocionante

Entre os diversos episódios desencadeados durante a Operação Hefesto, foi o de um menino, ao oferecer ajuda para combater as chamas com um balde de água, que marcou os militares que atuaram na região.

Foi no dia 9 de setembro, quando 10 militares foram surpreendidos por um garoto, de 5 anos, carregando um balde de água e oferecendo ajuda para os militares no trabalho de combate às chamas. O menino disse para os pais que queria ajudar os bombeiros e que o sonho dele era salvar a natureza e os animais.

Problemas na corporação

Os 144 de operação também foram marcados por diversas denúncias de militares contra oficiais do Corpo de Bombeiros. Em julho deste ano, militares escalados para serviço alegam que não haveria ‘grande incêndio’ conforme informação inicial e estariam desfalcando quartéis nas cidades em que são lotados.

Na época, mensagens que circulavam em grupos e redes sociais, confirmadas pelo Jornal Midiamax, relatavam que unidades do CBMMS de todo Estado estavam desfalcadas por conta do efetivo destinado para Corumbá, umas das regiões mais atingidas pelo fogo.

Até mesmo um áudio, atribuído a um oficial dos Bombeiros, afirmava que “militar não tem folga, militar tem licenciamento” e se fosse necessário “cair a escala de 24h/48h”, iria cair.

Operação Hefesto

A Operação Hefesto teve início em 3 de julho e mobilizou 796 bombeiros militares, 101 viaturas, além de aeronaves com horas de vôo contratadas pelo (Instituto de de Mato Grosso do Sul) para essa finalidade.